Como forma de estimular o descarte ambientalmente correto de pilhas e baterias, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) implantou um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) desses itens em sua Superintendência em Boa Vista.
O objetivo da instituição é proporcionar aos servidores e colaboradores da unidade, bem como aos cidadãos, uma opção de local para recolhimento desses materiais nocivos ao meio ambiente.
Por meio dos PEVs, evita-se que pilhas e baterias sejam descartadas no lixo comum ou de forma irregular, causando a poluição do solo e dos rios. O descarte inadequado causa sérios impactos ambientais e à saúde humana. Metais como mercúrio, chumbo e cádmio, presentes em pilhas e baterias, podem vazar e contaminar o solo e os lençóis freáticos, poluindo rios, lagos e aquíferos.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
A logística reversa está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). Mais informações sobre o tema nesta página no site do Ibama.
Para contribuir na divulgação da iniciativa e estimular outras instituições a disponibilizarem PEVs, a Superintendência do Ibama no estado produziu o vídeo abaixo. Qualquer cidadão pode praticar a logística reversa de pilhas e baterias, devolvendo o material em desuso para o comércio ou supermercado onde os comprou.