Cotidiano

Hospital de Campanha da FAB já atendeu mais de 1500 indígenas

Com quase um mês de trabalho, as principais demandas são em pediatria, clínica médica, ginecologia e exames laboratoriais

O Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (FAB) já atendeu 1548 indígenas desde que foi montado, junto à Casa de Saúde Indígena (Casai), em 27 de janeiro deste ano. Os trabalhos para o restabelecimento da saúde indígena são constantes nos quase um mês de atendimento.

O hospital é formado por uma equipe com especialidades em clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, pediatria, radiologia, ginecologia, patologia, odontologia, nutrologia, além de enfermeiros, farmacêuticos e técnicos em enfermagem. Conforme a FAB, os profissionais seguem uma rotina de atendimento às crianças e adultos que chegam ao local com quadro de desnutrição, pneumonia, parasitose intestinal, malária, doença de pele, dentre outras.

Para o Comandante do HCAMP, Major Médico Felipe Figueiredo, as melhoras clínicas dos pacientes são notórias. “Muitos chegavam aqui com crise aguda, descompensação clínica e hoje estamos mantendo a estabilidade dos indígenas, as crianças já evoluindo positivamente e com ajuda das outras entidades, por meio do Ministério da Saúde, presentes aqui. Estamos em uma fase importante, com evolução favorável. O tempo que estamos aqui é necessário, por isso da razão de permanecermos e fazermos a diferença”, garantiu o Major.

As principais demandas do Hospital de Campanha são em pediatria, com quase 500 atendimentos, seguidos de clínica médica com mais 170, ginecologia com mais de 150 e os exames laboratoriais, os quais já ultrapassaram os 200.

*Com informações da FAB