Cotidiano

Hospital de Amor será inaugurado nesta quarta-feira

A unidade é vinculada ao Hospital de Barretos, referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil

O Hospital de Amor, que vai atuar no tratamento para pacientes com câncer em Roraima, começa a funcionar nesta quarta-feira, dia 2 de junho. A unidade é vinculada ao Hospital de Barretos, referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil.

O Governo do Estado fez a doação do terreno, e buscou recursos junto à bancada federal para a construção e aquisição de equipamentos.

 “Esse é um momento histórico para o Estado de Roraima. Chamo este de o primeiro projeto da minha gestão, pois ele foi idealizado logo nos primeiros dias de Governo. Em uma visita a Brasília, conversei com o deputado federal Hiran Gonçalves e a então senadora Ângela Portela. Juntos, eles destinaram R$ 30,8 milhões para que este sonho se tornasse realidade”, recordou o governador Antonio Denarium.

A unidade vai trabalhar em conjunto com a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima) e auxiliar na redução do número de casos de câncer no Estado.

O hospital vai contar com uma carreta equipada com mamógrafo, que vai trabalhar de forma itinerante por todo o Estado, passando pelos municípios, vilas e comunidades indígenas.

“Com tratamento precoce, o trabalho da Unacon e do Centro de Radioterapia e Quimioterapia, que em breve será inaugurando em Boa Vista, os pacientes não vão mais precisar sair do Estado de Roraima para buscar tratamento. Quem ganha é a população, com tratamento em casa, próximo da família e com reais possibilidades de cura com diagnóstico e tratamento precoce”, anunciou o governador.

Para Raphael Haikel, responsável pelas unidades de prevenção do Hospital do Amor em todo o País, a parceria com o Estado representa uma conquista para os pacientes em tratamento contra o câncer. “Nós vamos trabalhar em conjunto com o Governo e seremos um parceiro nessa luta tão desigual contra o câncer. Em pouco tempo vamos virar esse jogo. Vamos conseguir passar de casos avançados para casos iniciais com 95% de chance de cura, próximo de casa, do seio do lar”, declarou.


Autores das emendas (Hiran Gonçalves e Angela Portela)  juntos com o governador Antonio Denarium e Raphael Haikel (Foto: Divulgação)

Autores das emendas celebram instalação da unidade

Autor da emenda parlamentar que destinou parte dos recursos, o deputado estadual Hiran Gonçalves ressaltou que ver a unidade construída é satisfatório. “Lutamos para que esse projeto saísse do papel e é uma vitória ver esse hospital erguido. Vamos ser referência para o Brasil e teremos até pessoas de outros estados vindo se tratar aqui”, comemorou.

A ex-senadora Ângela Portela lembrou que tentou trazer o Hospital do Amor para Roraima quando ainda estava no mandato, porém, não teve o apoio de gestões anteriores. “Me sinto honrada de ter feito parte desse projeto. Parabenizo o governador pela coragem de ter tirado esse sonho do papel. Quem ganha com isso é a população”, disse.

ENDEREÇO: O Hospital de Amor fica localizado na Via das Flores, no bairro Pricumã.