Cotidiano

HGR recebe doação de produtos para sanitização

Ao todo foram doados 250 litros de produtos para o combate ao covid-19

Em comemoração ao Dia do Químico, 18 de junho, a coordenação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) doou produtos de saneamento ao Hospital Geral de Roraima (HGR) a qual vem sendo a unidade saúde para tratar pacientes com Covid-19.

Ao todo foram doados 250 litros de produtos para o combate ao covid-19, sendo 50L de álcool em gel e 200L de hipoclorito de sódio (água sanitária).

Segundo os professores do Departamento de Química e alguns ex-alunos do curso de Química. A iniciativa foi apoiada pela Indústria Sabão Gloria, que doou hipoclorito de sódio.

O químico é um profissional extremamente importante em várias áreas. “Os profissionais de química fazem a diferença no mundo, pois são responsáveis pelo avanço industrial e científico, aperfeiçoam e desenvolvem serviços e produtos de diversas áreas: medicina, cosméticos, medicamentos, construção civil, alimentos, petroquímica, agricultura, etc.”, explica Panero. 

O Curso de Licenciatura em Química da UFRR foi criado em 1991. Atualmente conta com 84 alunos matriculados. Ao longo dos seus anos de existência, o curso formou aproximadamente 300 químicos.

Conforme a coordenação do curso, estes ex-alunos atuam na rede pública e privada de ensino, desempenham seu papel nas indústrias locais de sabão, iogurte, sorvetes, sucos, dedetização, bebidas, bem como atuam nas secretarias municipais e estaduais de Saúde, de Meio Ambiente, de Vigilância Sanitária, de Agricultura, na Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), bem como peritos criminais na polícia civil, em hospitais, em laboratórios de análises clínicas e físico-químicas. 

Covid-19 – Desde a chegada da pandemia de coronavírus em Roraima, em 2020, o curso de Química da UFRR, através de seus docentes, técnicos e alunos, tem desenvolvido projetos de extensão de suma importância.  

Entre as ações está a fabricação de saneantes no combate a Covid-19, na qual foram produzidos mais de 1500L de álcool líquido 70INPM, aproximadamente 1200L de álcool em gel 70INPM e 600L de hipoclorito de sódio para desinfecção de superfícies e mãos. Esse material foi distribuído para os abrigos de idosos, abrigo de adolescentes, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Saúde, Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital de Campanha, etc. 

Outro projeto desenvolvido durante a Pandemia foi o combate a fake news, com divulgação de informações científicas e verdadeiras sobre coronavírus e Covid-19, formas de contágio e de desinfecção, entre outros.