Cotidiano

HGR adquire equipamentos de raio x para cirurgia ortopédica

O abastecimento de Unidades de Saúde como o HGR (Hospital Geral de Roraima) e o HMI (Hospital Materno Infantil) possibilitou a retomada das cirurgias eletivas nestes Hospitais. No HGR, entre as principais demandas estão às cirurgias ortopédicas.

Somente na quarta-feira, 27, foram realizados três procedimentos. Na realização dessas cirurgias, é utilizado um equipamento chamado de Arco Cirúrgico.

“É um equipamento de raio-X no qual é possível produzir imagens em tempo real através de geração de imagens digitais”, explicou Tarciso da Costa, diretor de Políticas de Apoio ao Diagnóstico por Imagem da Sesau (Secretaria de Saúde).

A operação do Arco Cirúrgico é feita por um técnico de radiologia, que precisa vestir um EPI (Equipamento de Proteção Individual) com proteção de chumbo, para evitar os riscos gerados pela radiação. Essa proteção é utilizada por todos os profissionais que se encontram no centro cirúrgico durante o procedimento.

Os equipamentos são disponibilizados pela Sesau por meio da CGAE (Coordenadoria Geral de Atenção Especializada), e estão disponíveis para serem utilizados. A aquisição de equipamentos de proteção individual atende as especificações técnicas necessárias. Essa era uma demanda de muitos anos, e que agora os profissionais podem realizar os procedimentos devidamente protegidos.