Cotidiano

Hemocentro pede doação de sangue para pacientes da Venezuela

Objetivo é reforçar o estoque por conta da grande demanda de pacientes no HGR em razão ao conflito na fronteira com a Venezuela

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) convoca urgentemente doadores de todas as tipagens sanguíneas, principalmente O negativo, para reforçar o estoque por conta da grande demanda de pacientes no HGR (Hospital Geral de Roraima) em razão ao conflito na fronteira com a Venezuela.

ENTENDA O CASO – Segundo um morador de Santa Elena de Uairén, o conflito em San Francisco Yuruaní se deu em razão da vinda de um comboio do exército venezuelano para a cidade. Os indígenas tentaram impedir que a tropa prosseguisse o trajeto, resultando no conflito.

Além da comunidade de San Francisco Yuruaní, indígenas de Guará também estariam montando bloqueios para impedir o avanço das tropas de Maduro.

COMO DOAR – O candidato precisa pesar mais de 50 kg e não deve estar em jejum no dia da doação. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até duas horas antes da coleta.  No caso de adolescente a partir de 16 anos de idade, é necessário o acompanhado dos pais ou responsável legal. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. Outras informações pelo telefone (95) 2121-0831