Cotidiano

Hemocentro atinge cota anual de cadastros de doadores de medula óssea

A unidade alcançou a marca de 8.073 doadores

O mês de setembro é marcado pela conscientização sobre a doação de medula óssea e o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) tem motivos para comemorar. A unidade alcançou a marca de 8.073 doadores. Somente no ano de 2022, foram 465 novos cadastros, número que atinge a cota anual estabelecida para o Estado pelo Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

A assistente social do setor de captação do Hemoraima, Rafaella Pessoa, explicou que é na medula óssea que são fabricados os componentes do sangue, e quem precisa deste tipo de doação são aqueles que não conseguem produzir as células sanguíneas de forma normal.

“Quando não há um doador entre os próprios familiares do paciente se recorre ao Redome, que é o banco que reúne as informações de todas as pessoas que se candidatam para fazer esse tipo de doação”, destacou.

O transplante de medula óssea pode ser indicado para tratamento de um conjunto de cerca de 80 doenças, incluindo a maioria dos tipos de leucemias. As chances de o paciente encontrar um doador compatível são de um em cada 100 mil pessoas, em média.

COMO DOAR?

Para se tornar um doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, além de não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Há também o método de doação chamado coleta por aférese, onde o doador faz uso de uma medicação por cinco dias com o objetivo de aumentar o número de células-tronco (células mais importantes para o transplante de medula óssea) circulantes no seu sangue.

Após esse período, a pessoa faz a doação por meio de uma máquina de aférese que colhe o sangue da veia do doador e não há necessidade de internação nem de anestesia, sendo todos os procedimentos feitos pela veia.

“No momento, o nosso cadastro [de doadores de medula] está suspenso, porque Roraima já atingiu a cota anual de 465 cadastros, e ela será retomada em 2023. Então, todas as pessoas que procuram a unidade, nós estamos repassando essa informação, elas deixam o número de telefone para que possamos entrar em contato no ano que vem”, completou.

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.

Outras informações ou até mesmo agendamento podem ser solicitadas no número (95) 98404-9593.

DIA MUNDIAL

Celebrado no terceiro sábado do mês de setembro, o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea será comemorado este ano neste sábado, 17. A data reafirma a importância da doação de medula óssea, sobretudo para pacientes com leucemia, que é o décimo tipo de câncer mais comum no país, principalmente entre os homens.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), mais de dez brasileiros devem ser diagnosticados com a doença este ano. Até junho deste ano, apenas dois pacientes encontravam-se em tratamento contra a leucemia pela Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima).