Cotidiano

Grupo é denunciado por lavagem de mais de R$ 24 milhões em Roraima

A operação deflagrada em 2019 visava desarticular organização criminosa que atuava no tráfico interestadual de entorpecentes

Mais 15 pessoas em Roraima foram denunciadas por lavagem de dinheiro originário do tráfico de drogas, pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR). Os acusados foram alvos da Operação Teto Baixo, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em outubro de 2019.

A operação visava desarticular organização criminosa que atuava no tráfico interestadual de entorpecentes. Segundo o MPRR, a denúncia foi protocolada no mês de abril na Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas e já foi recebida pela Justiça.

O Ministério Público aponta que, durante as investigações, foi comprovado que alguns integrantes da organização criminosa lavaram mais de R$ 24 milhões para ocultar a movimentação de valores oriundos do tráfico.

Com a intenção de encobrir as negociações ilícitas, o chefe da organização distribuía os montantes nas contas bancárias de parentes próximos. O dinheiro era utilizado para pagar pilotos que faziam o transporte das substâncias e financiar as operações sem deixar evidências.

Outro ponto levantado é que quase mil transações bancárias foram realizadas entre 2015 e 2018 para mascarar o patrimônio levantado com a venda e transporte de entorpecentes, principalmente cocaína.

A pena prevista para o crime de dissimular a natureza e movimentação de valores provenientes de infração penal é de 03 a 10 anos de reclusão para cada transação ilegal.

DENÚNCIA – Esta é a segunda denúncia da Promotoria de Justiça Especializada em Crimes de Tráfico Ilícito de Drogas e Crimes Decorrentes de Organização Criminosa consequente da Operação Teto Baixo. A primeira foi protocolada em dezembro de 2019, para responsabilizar 21 pessoas pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

A operação foi deflagrada pela Polícia Federal em 17 de outubro de 2019. Foram cumpridos 106 mandados judiciais nos estados do Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e Roraima, expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas da Justiça Estadual de Roraima após representação da Autoridade Policial. Cerca de 200 policiais participam da ação nos sete estados.

Leia mais:

PF deflagra operação para combater tráfico interestadual de drogas