Cotidiano

Greve dos bancários deve ser discutida nesta quinta-feira

Como a Fenaban não atendeu a nenhuma das pautas da minuta aprovada pela categoria, sindicatos de todo o país devem entrar em processo de assembleia nesta quinta-feira, 27

O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a nova proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na reunião que ocorreu durante esta terça-feira, 25. Nesta quarta-feira, 26, novamente às 14h (horário de Brasília), o Comando se reúne com a Fenaban para uma nova tentativa de negociação. A reunião desta terça-feira foi a 11ª das negociações da Campanha Nacional deste ano.

Pelas novas propostas, a Fenaban quer que os bancários fiquem sem reajuste nos salários por dois anos e com abono que, segundo o Comando, não repõe metade da inflação do período, além de não incidir sobre décimo terceiro salário, férias e previdência.

Como a Fenaban não atendeu a nenhuma das pautas da minuta aprovada pela categoria, sindicatos de todo o país devem entrar em processo de assembleia nesta quinta-feira, 27, para avaliar eventuais mudanças nas negociações, inclusive sobre a possibilidade de greve. 

“Se houver hoje, 26, uma proposta que não tire nenhum direitos dos bancários, e haja reposição salarial, é possível que não tenha greve. Vai depender das negociações de hoje”, explicou o presidente do Sindicato dos Bancários em Roraima, Adauto Andrade.