CARÁTER EXTRAORDINÁRIO

Governo institui Gabinete Integrado para prevenção e gestão de desastres naturais

Um dos fatores considerados para instituir o Gabinete foi o cenário climático de El Niño

As queimadas no lavrado são recorrentes em Roraima. (Foto: Arquivo FolhaBV)
As queimadas no lavrado são recorrentes em Roraima. (Foto: Arquivo FolhaBV)

O governador Antonio Denarium assinou, no último dia 19 de setembro, o Decreto nº 34.746, que institui, em caráter extraordinário, o Gabinete Integrado de Atuação Preventiva e Gestão de Desastres Naturais (GIGD) do Estado de Roraima.

Na oportunidade, também foram criados o Comitê Gestor Institucional e o Comitê Executivo, para o acompanhamento, avaliação, monitoramento e implementação das ações do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Conforme o decreto, um dos fatores considerados para instituir o Gabinete foi o Relatório Climatológico Operacional, que informa a configuração do cenário climático de El Niño, com aumento da temperatura, baixa umidade, riscos de eclosão de incêndios florestais e outros.

O GID vai funcionar de forma integrada com o Comitê Gestor Institucional do PPCDQ, sob coordenação da Casa Civil e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com a participação de dezenas de secretarias estaduais.

Ainda segundo o documento, o Gabinete Integrado vai adotar o modelo de Sistema de Comando de Operações, para padronizar procedimentos e definir a estrutura organizacional dos órgãos envolvidos, por meio de times de gerenciamento de incidentes.

Outras instituições também podem participar do GIGD, desde que mediante celebração de convênios, termos ou ajustes de cooperação técnica.