O Governo do Estado fará nesta sexta-feira, 09, às 16 horas, a inauguração oficial da Unidade de Acolhimento Maria da Consolação Inácio Matos, que fica localizada na rua Bahia, bairro dos Estados, zona Norte da capital.
A Unidade de Acolhimento é voltada para o tratamento prolongado de dependentes de crack, álcool e outras drogas e desde o mês de junho já atendeu a dez pessoas, funcionando como uma residência para tratamentos prolongados de dependentes químicos maiores de 18 anos, de ambos os sexos, que se encontram em sofrimento psíquico com necessidade de cuidado integral.
Na ocasião, haverá a entrega de duas vans para auxiliar no transporte dos usuários da unidade. O secretário estadual de Saúde, César Penna, enfatizou a importância da instituição para o combate às drogas no Estado.
“A unidade de acolhimento é mais uma ferramenta disponível no Estado no tratamento de pessoas com dependência química. Por determinação da governadora Suely Campos, investimos fortemente na área e, hoje, graças ao empenho da equipe, a Unidade de Acolhimento é uma realidade”, disse.
SOBRE A UNIDADE
A Unidade de Acolhimento Maria da Consolação Inácio Matos tem capacidade para receber até 15 pessoas e conta com sala administrativa, dormitórios, banheiros, refeitório, área de lazer e de convivência.
A estrutura técnica conta com 24 servidores, entre psicólogo, assistente social, pedagogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente administrativo e educador físico.
Segundo o Governo, os profissionais que compõem a unidade foram convocados em setembro do ano passado. Todos eles passaram por um treinamento feito pela Sesau e Ministério da Saúde.
Durante o período de tratamento de até seis meses, que pode ser prorrogado de acordo com cada caso, o paciente terá acesso a um trabalho com foco no cuidado social e psicológico, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) 24 horas.
A pessoa com dependência química que necessitar de ajuda deve procurar o Caps AD 24 horas, localizado na Rua Sócrates Peixoto, 138, Jardim Floresta, zona Oeste. Lá o paciente é recebido e fica em tratamento por até 14 dias, e, se não apresentar melhora, será encaminhado para a Unidade de Acolhimento para dar continuidade ao tratamento por um período mais prolongado.
No entanto, se durante os primeiros 14 dias de intervenção ele conseguir se estabilizar, passará para o acolhimento diurno, onde continuará sendo acompanhado pela equipe médica e psicossocial e participará também das oficinas terapêuticas no Caps AD.
REPASSE DE VEÍCULOS
Na inauguração da Unidade, serão entregues dois veículos para atender aos pacientes dos Caps e da Unidade de Acolhimento. Atualmente a rede possui apenas um carro com quatro lugares e sem a segurança devida. O investimento nos automóveis foi de cerca de R$ 380 mil (ao ano) incluindo custos com manutenção, combustível e motorista.
Os novos veículos vão atender às necessidades dos usuários realizando visita e atendimento domiciliar, atividades fora das unidades, transporte da equipe de enfermagem para aplicações de medicações em pacientes, entre outras ações que envolvem o tratamento e recuperação de pessoas com transtorno mental, prestando dessa forma os cuidados e assistência adequados aos usuários dos serviços, tudo isso com maior conforto e segurança.
Com informações do Governo do Estado.