PERÍODO SECO

Governo federal libera R$ 7 milhões para Roraima enfrentar impactos da estiagem

Governo estadual terá 180 dias para implementar as ações e terá que prestar contas do que foi feito com o recurso

Defesa Civil no combate aos efeitos da estiagem na rodovia estadual RR-205, em Roraima (Foto: Reynesson Damasceno)
Defesa Civil no combate aos efeitos da estiagem na rodovia estadual RR-205, em Roraima (Foto: Reynesson Damasceno)

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional autorizou o repasse de R$ 6.983.439,60 para o Estado de Roraima enfrentar os impactos da rigorosa estiagem. A portaria é assinada pelo secretário nacional de Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff Barreiros.

A partir desta segunda-feira (18), o governo estadual terá 180 dias para implementar as ações. Após o término da vigência da portaria, o ente deverá prestar contas em até 30 dias do que foi feito contra os efeitos do período seco, como as queimadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



No dia 24 de fevereiro, o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), decretou situação de emergência em nove dos 15 municípios: Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã. Posteriormente, Caroebe e São João da Baliza também declararam a situação.

Fumaça reduz visibilidade durante período seco em Roraima (Foto: Reynesson Damasceno)

Desde o início do ano, a população local tem vivido em meio aos focos de incêndio e à fumaça, que têm contaminado o ar e reduzido a visibilidade pelo Estado. Além disso, o período seco diminuiu a quantidade de chuvas e, consequentemente, o nível dos rios.

Na manhã desta segunda-feira (18), em Boa Vista, o rio Branco, o principal do Estado, registra a marca de 31 centímetros negativos. É o menor nível desde fevereiro de 2016, quando o curso d’água marcou 59 centímetros negativos. A capital de Roraima, por exemplo, ainda não registrou chuva em março.

Seca aumenta praia do rio Branco no Centro de Boa Vista (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)