Cotidiano

Governo diz que investimento em obras é de R$160 milhões

A Seinf informou que executa atualmente 102 obras entre civis, estradas, pontes e eletrificações

Após a Comissão de Viação, Transporte e Obras da Assembleia Legislativa de Roraima solicitar de deputados federais, senadores e do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), informações sobre a execução de obras oriundas de emendas parlamentares, o Governo do Estado forneceu um panorama sobre as obras que estão sendo executadas em Roraima.

De acordo com o Governo, mais de 3 mil km de estradas estão recebendo manutenção e recuperação, atendendo mais de 200 rodovias estaduais e vicinais, e que no momento, existem 10 Patrulhas Mecanizadas trabalhando no interior.

“130 pontes estão sendo reconstruídas em todo o Estado. Em 2018, mais de 750 pontes estavam destruídas e 10 mil km de estradas encontravam-se em péssimas condições de tráfego”, disse o governo.

Segundo o Executivo, o investimento total até o momento é de aproximadamente R$ 160 milhões, e a maior parte dos recursos são de emendas de parlamentares estaduais, e outra parte da CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico).

ASFALTAMENTO DE VICINAIS – A Secretaria de Infraestrutura citou que o asfaltamento de vicinais também já começou a ser realizado, sendo a RR-342, que liga Boa Vista à Vila do Taiano, a primeira a receber o asfalto, e que outras oito rodovias fazem parte do projeto, entre elas as estrada do Trairão que já está sendo licitada, da Malacacheta e da São Silvestre.

Para o secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, o trabalho conjunto com os senadores, deputados federais e estaduais tem sido de fundamental importância na alocação de recursos para melhorar e fortalecer a infraestrutura em todas áreas de atuação do Estado.

“Para 2021, graças ao apoio dos parlamentares federais e dos deputados estaduais estamos trabalhando na recuperação de vicinais e temos mais de 30 obras em licitação e já agora no primeiro semestre, a economia local deve ser fomentada com mais obras em execução, então eu agradeço aos parlamentares que colocaram recursos que de fato estão sendo executados pela Secretaria de Infraestrutura”, explicou.

De acordo com Damião, atualmente, 66 projetos estão em fase de análise nos Ministérios de origem, aguardando apenas a aprovação para licitar e executar. Todos eles foram elaborados pela Seinf, cumprindo normas e atendendo aos prazos, garantindo a aplicação dos recursos.

A Seinf informou que tem cerca de 45 licitações em andamento (Foto: Divulgação)

EM EXECUÇÃO – A Seinf informou que executa atualmente 102 obras entre civis, estradas, pontes e eletrificações.

“45 obras estão em fase de conclusão, sendo a maioria das obras civis na área da Segurança e da Saúde como as reformas e construções de novas unidades prisionais e de saúde. Entre elas está a Maternidade de Rorainópolis que será inaugurada pelo governador Antonio Denarium em fevereiro”, destacou.

Damião disse ainda que a pandemia gerou uma crise nas fábricas de todo o país, mas mesmo assim, a Seinf está conseguindo dar continuidade às obras. “Alguns materiais deixaram de ser fabricados, como o piso do Bloco E do HGR [Hospital Geral de Roraima], mas ainda continuamos trabalhando para entregar essa e outras obras neste ano”, ressaltou.

PROJETOS E LICITAÇÕES – A Seinf informou que tem cerca de 45 licitações em andamento para contratação de serviços de construções e reformas na infraestrutura de estradas, eletrificações e obras civis como hospitais, delegacias, escolas, etc.

O Governo disse ainda que está trabalhando em 56 projetos em fase de elaboração na Seinf e 29 em análise nos ministérios de origem. Outros 102 estão na fase de pré-projetos.

INAUGURAÇÕES – Mais de 25 obras já foram inauguradas pela atual gestão, entre elas os hospitais de Alto Alegre, Caroebe e Santa Maria do Boiaçu, o 1º Distrito Policial, a Delegacia de Caracaraí, Caixa D’água do Cidade Satélite, Estádio Canarinho,  Cadeia Masculina de Boa Vista, Bloco B do HGR, escolas em Boa Vista, Mucajaí, Alto Alegre, Caroebe, Bonfim e outros obras importantes.