Cotidiano

Governo de Roraima convoca 131 professores de cadastro reserva

Anúncio foi feito pelo governador Antonio Denarium na noite desta terça-feira, 10

Para reforçar o quadro efetivo de docentes para o ano letivo 2023, o Governo de Roraima convocou mais 131 professores que estão no cadastro reserva do Concurso Público da Carreira do Magistério da Educação Básica. O anúncio foi feito pelo governador Antonio Denarium na noite desta terça-feira, 10.

Estão sendo convocados para tomar posse, 115 professores para atuação nas escolas estaduais localizadas em Boa Vista sendo 30 docentes de Língua Espanhola, 18 de Língua Inglesa, 20 de Língua Portuguesa, 23 de Matemática, 04 de História e 01 de Química, além de 02 docentes de Geografia para atuação na região Boa Vista – Área Rural.

Mais 16 professores estão sendo chamados para atender as escolas do Interior, sendo 05 professores para Alto Alegre (01 de Geografia, 02 de História e 02 de Química), 01 para Amajari (História), 01 para Bonfim (Geografia), 01 para o Cantá (Educação Física).

Ainda para o Interior, 01 professor para Iracema (História), 01 para Mucajaí (Química) e 04 professores para atuação nas escolas de Rorainópolis (02 de Geografia e de 02 História), sendo que um professor de História vai atender a Região Baixo Rio Branco. 

A Segad (Secretaria de Gestão Estratégia e Administração) publicará no Diário Oficial a listagem dos convocados conforme ordem de classificação, para apresentação dos documentos exigidos em edital para a posse.

A lotação será imediata e os novos professores terão uma jornada de trabalho de 30 horas semanais e o vencimento inicial básico é de R$ 3.782,94.

Ao todo, governo fez seis convocações

Se todos os 131 docentes desta que já é 6ª convocação, efetivamente tomarem posse, a rede de ensino passará a contar com 748 novos professores efetivos.

O certame, realizado em outubro de 2021, ofertou 650 vagas imediatas mais cadastro reserva e contou com 6.760 inscritos. O concurso era aguardado há 14 anos pelos professores.

Alguns componentes curriculares não possuem professores aprovados de forma suficiente para atender as necessidades da rede, como por exemplo, Física que ofertou 15 vagas e teve apenas 07 aprovados e Filosofia que disponibilizou 17 vagas e somente 06 aprovados, ambos para Boa Vista. 

Além disso, para Química, não há candidatos aprovados, nem em Cadastro Reserva, o que gera a necessidade de contratação de professores por meio de processo seletivo para garantir a oferta do ensino e o cumprimento do Calendário Escolar.

“É uma determinação do governador a convocação de professores do cadastro reserva, desde que atendam às necessidades da Educação. Para este ano, ainda será necessário a contratação de professores por meio de processo seletivo, porque não podemos deixar nossos estudantes desassistidos”, disse o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

Possibilidade de novo concurso

O secretário Nonato Mesquita disse que o governo estuda a possibilidade de um novo concurso público para professores a fim de atender toda a demanda da rede estadual de ensino.

“Seguindo a determinação do governador, solicitei ao Departamento de Recursos Humanos um levantamento da nossa real necessidade. No decorrer do ano de 2023 temos o objetivo de lançar um novo concurso público a fim de sanarmos todas as nossas necessidades de professores em caráter definitivo”, destacou Nonato Mesquita.