Cotidiano

Governo afirma que aulas voltam de forma não presencial

A Assoer e o Comitê Estadual em Defesa da Escola Pública de Roraima citam a precariedade na internet no estado e a falta de planejamento na medida

A Associação dos Estudantes de Roraima  e o Comitê Estadual em Defesa da Escola Pública de Roraima se manifestaram em relação ao decreto do Governo do Estado que determina o retorno das aulas nas escolas estaduais no modelo de ensino não presencial.

De acordo com nota enviada pela Assoer, as entidades nacionais lutam contra essa modalidade de ensino a distancia. 

“Os principais problemas que afetam a relação entre ensino e aprendizagem são principalmente em Roraima: acesso precário a internet de qualidade, acesso precário à computadores, além de que isso afeta as camadas populares do Estado pois estas nem sequer tem acesso à Internet e a computadores. O Sistema mobile (uso do celular) é muito precário para o EAD. Essa modalidade de ensino foi criada somente para fornecer diploma de conclusão de ensino, não incentiva a cultura, a crítica e a liberdade de expressão entre crianças, adolescentes, jovens e adultos”, destacou a nota da Associação.

O Comitê de defesa da escola pública  reforçou o posicionamento, afirmando que a proposta é inaceitável.

“É uma modalidade de ensino que possui características próprias e que exige uma série de aprendizagens e organização do tempo para professores e estudantes, portanto, não é possível deixar as escolas e os professores à própria sorte para que se adequem a essa nova realidade de uma hora para outra.

O acesso à internet no Brasil é extremamente desigual e em Roraima isso se agrava ainda mais. A proficiência de leitura e compreensão textual é uma necessidade para a realização das atividades via EaD, visto que muitas informações são escritas. Infelizmente, sabemos que grande parte dos estudantes na atualidade não desenvolveram adequadamente esta proficiência”, pontuou  a nota do Comitê. 

A nota do Comitê reforça ainda que “as atividades escolares desenvolvidas, nesse período de excepcionalidade, fora do ambiente escolar e computadas para o cumprimento do previsto nos Planos de Estudos e de Curso serão planejadas e realizadas preferencialmente, utilizando materiais didáticos e/ou recursos tecnológicos disponíveis, em consonância com seu Projeto Pedagógico. “Cabe perguntar: que recursos são estes? Quem vai fornecer estes recursos? Quem vai fornecer a internet aos professores que estão em isolamento social em suas casas?”, questionou.

OUTRO LADO – Procurada pela FolhaBV para explicar como será feito esse retorno as aulas de forma não presencial nas escolas, a Secretaria de Educação se limitou  a informar por meio de nota que o recesso escolar antecipado segue até amanhã, dia 31 se março conforme decreto governamental N° 28.587-E de 16 de março de 2020 e publicado no Diário Oficial do Estado.

“O Governo do Estado determinou, a partir do dia 1° de abril, o retorno das aulas de forma não presencial, e a Seed publicará nesta semana uma Portaria com todas as orientações a serem seguidas pelas instituições da rede estadual de ensino”.