Cotidiano

Governador do Amazonas estuda acolhimento de pacientes de Roraima

Wilson Lima afirma que processo de transferência de pacientes de Rondônia, Acre e Roraima estão sendo analisados pela gestão

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou que a gestão estuda o acolhimento de pacientes com a covid-19 de outros estados da região Norte, como Rondônia, Acre e Roraima. A medida se aplicaria a pacientes com sintomas leves e moderados.

“A gente já começa a fazer um estudo e a já fazer essa construção de transferência de pacientes de outros estados daqui da região, como Rondônia, Acre, Roraima, que estão numa situação mais difícil, aqui para o estado do Amazonas”, disse, em reunião remota promovida pelo Senado.

No entanto, a fala do governador acontece somente dois dias depois de o governo informar que ainda não tem leitos suficientes para receber pacientes de outras unidades federativas.

Em nota publicada no portal da secretaria estadual de saúde do Amazonas na terça (9), o governo afirmou que a recepção de dois pacientes de Rondônia no final de semana foi uma “ação emergencial e ainda não pode ser relacionada à operação que o Estado estuda realizar para auxiliar Rondônia e possivelmente outros estados”.

De acordo com o texto, a prioridade das vagas na rede estadual segue para os pacientes do interior do Amazonas. “Segundo a SES-AM, mesmo com queda nas internações e redução nas chamadas por leitos de UTI, ainda não é possível para o Estado receber de forma sistemática pacientes de fora do Amazonas.” Hoje, a senadores e alguns outros governadores, Wilson Lima disse que, atualmente, “a gente consegue garantir atendimento a todas as pessoas que estão procurando nosso sistema”.

“Hoje aqui na capital, em média, se espera 6 horas para uma transferência de um leito de UTI. No interior, em média, 24 horas. Nossa dificuldade com o interior é que os pacientes agravados só são transferidos para a capital de UTI aérea”, relatou o governador.

Fonte: UOL