DEFENSORIA PÚBLICA

Golpistas utilizam nome de defensores públicos e cobram por serviços jurídicos

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) emitiu um alerta à população, enfatizando que seus serviços de orientação jurídica são gratuitos.

As defensoras públicas Elcianne Viana e Teresinha Lopes tiveram suas fotos utilizadas por esses golpistas. (Foto: Divulgação)
As defensoras públicas Elcianne Viana e Teresinha Lopes tiveram suas fotos utilizadas por esses golpistas. (Foto: Divulgação)

Golpistas usam fotos de defensores públicos para ludibriar cidadãos, pedindo dinheiro para resolver supostos problemas legais. A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) emitiu um alerta à população, enfatizando que seus serviços de orientação jurídica são gratuitos.

As defensoras públicas Elcianne Viana e Teresinha Lopes tiveram suas fotos utilizadas por esses golpistas. Elas recentemente participaram do programa de entrevistas da DPE na Rádio Defensoria RR, esclarecendo como lidar com essas situações.

Elcianne enfatizou a importância de desconfiar de mensagens suspeitas que solicitam pagamento para resolver questões legais, destacando que não há cobrança pelos serviços da Defensoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Estamos numa onda de golpes de variadas formas, então é necessário ter muita atenção com os meios virtuais, que agora acabam facilitando isso. Não existe a possibilidade de cobrança de qualquer valor. Todo mundo passa por dias difíceis e a falta de informação pode levar a acreditar naquelas mensagens”, pontuou a defensora Elcianne.

Teresinha recomendou que, em caso de suspeita de fraude, os cidadãos devem entrar em contato imediato com a Defensoria Pública de Roraima.

“Caso você receba uma mensagem ou ligação, entre em contato com o gabinete responsável pelo seu processo para obter informações sobre o que está acontecendo. Iremos lhe atender prontamente e fornecer as informações necessárias de forma gratuita”, destacou a defensora Teresinha.

Para obter assistência legal, os cidadãos podem comparecer pessoalmente à sede da instituição ou às unidades nos municípios do interior. É necessário apresentar documentos pessoais e comprovantes de renda e residência, além de documentos relacionados ao processo em questão.

Além do atendimento presencial, a Defensoria Pública oferece atendimento virtual pelo telefone (95) 2121-0264, garantindo acesso remoto e seguro aos serviços.

O site oficial da DPE-RR contém informações detalhadas sobre os serviços oferecidos, endereços das unidades físicas e cronogramas de atendimento da Defensoria Itinerante e outros projetos.

Para mais informações sobre o assunto, os interessados podem acessar a edição do programa Entrevistas DPE disponível no Spotify, Deezer e Youtube.