Cotidiano

Golpe é aplicado via WhatsApp

Em menos de um ano, mais de 10 vítimas procuraram o Detran para informar que caíram no golpe

A Direção do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) emitiu alerta a respeito de um golpe que está sendo aplicado via o aplicativo de mensagens WhatsApp, utilizando o nome da instituição.

Conforme as informações do alerta, o golpista está usando o aplicativo se passando por servidor da instituição, oferecendo serviços como a exclusão de multas do sistema, recuperação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) cassada e liberação de veículos. 

Segundo informações do Departamento, em menos de um ano, mais de 10 condutores ou proprietários de veículos procuraram o órgão para verificar se as pendências foram regularizadas e perceberam que caíram em um golpe.  


O nome da pessoa que estaria aplicando o golpe seria Vilmar e estaria entrando em contato por meio do aplicativo informando que um determinado proprietário de um veículo pode fazer a retirada do automóvel apreendido, esclarecendo que todas as multas foram excluídas do sistema após a confirmação de um depósito. No decorrer da mensagem, ele explica que ainda está com 10 carros e sete motos de leilão, todos completos e andando normalmente.


A mensagem diz: “Já entrego quitados no nome do comprador, eu só preciso que continue preservando nossos negócios no sigilos sou pai de família preservo meu trabalho, os carros valor de 15.mil e 8.mil as motos 4.mil e 3.mil, eu lhe aviso quando o guincho tiver ido tenha um bom dia!! [sic]”.


Conforme o alerta do Detran, logo após enviar o texto, ele manda mais uma mensagem. Desta vez se desculpando, informando que enviou para o número errado. “Ele desperta a curiosidade da pessoa que recebeu a mensagem. Se o receptor estiver com pendências junto ao órgão de trânsito, ele vai se sentir tentado pela oferta e pedir mais detalhes quanto aos serviços oferecidos”, explicou o diretor presidente do Detran-RR, Titonho Beserra.


O gestor da pasta afirmou que muitos acabam depositando as quantias em uma conta de terceiros e depois vêm ao Detran cobrar pelo serviço ‘pago’. “Em menos de um ano, já registramos mais de 10 casos. Entre essas vítimas, os preços cobrados variam entre R$ 1 mil e R$ 4 mil. Em todos os casos de nosso conhecimento, ele sempre envia mensagens do mesmo número, que é [95] 99132-7911”, detalhou.  


O diretor-presidente ainda alerta quanto ao crime de corrupção ativa. “Quando a pessoa vem até o Detran e tenta oferecer ou cobrar vantagem ou qualquer tipo de benefício, atentando contra a moralidade da Administração Pública ou do servidor, isso é caracterizado corrupção ativa. É importante frisar também que nenhum servidor tem como apagar as multas ou qualquer outra pendência do sistema sem o devido pagamento do débito”, concluiu.


INTERNET – O Detran-RR não envia e-mail informando sobre multas, ou solicitando renovação de CNH ou qualquer outra informação referente a dados pessoais. Para aqueles que têm interesse em renovar a CNH ou obter a segunda via do documento, devem fazer a solicitação pelo próprio site do Detran: www.detran.rr.gov.br. Qualquer outra dúvida é recomendado que se procure à sede da instituição, localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.