Cotidiano

Geólogo explica possível causa de tremor em Roraima e no Amazonas

Os tremores foram sentidos por volta das 15h deste domingo, dia 31; leitores enviaram relatos de todos os bairros de Boa Vista e também do interior.

O tremor sentido em Roraima neste domingo, dia 31, por volta das 15h,  também foi registrado no Estado do Amazonas.

Propagação das ondas sísmicas a partir do epicentro do terremo que ocorreu na República Cooperativista da Guiana.

Inicialmente as informações apontavam que o tremor central, na escala de 5.7, teria ocorrido na Vanezuela, porém o  geólogo e pesquisador  da CPRM (Serviço Geólogico do Brasil), Marco Oliveira, ouvido pela Folha, afirmou que o epicentro ocorreu na República Cooperativista da Guiana.

Mais informações repassadas pelo especialista, demonstram, segundo ele, a propagação das ondas sísmicas a partir do epicentro do terremo que ocorreu há 83 quilômetros da cidade Lethem, e a dez quilômetros de profundidade.

“O mapa mostra que a medida que você se afasta do epicentro, ocorre o enfraquecimento das ondas, mas em Boa Vista, elas chegaram na magnitude 4.5, que já é suficiente para a população sentir no terreno e nas edificações. Apesar de serem relativamente baixas, as ondas se propagaram mais rápido”, detalhou. 

Algumas casas na zona Oeste de Boa Vista, chegaram a apresentar rachaduras, conforme imagens enviadas por leitores. Tremores em janelas, portas e paredes, também foram relatados por moradores de Boa Vista e do interior de Roraima.