Estiagem

Fumaça volta a cobrir maior parte de Boa Vista e ar é classificado como 'pouco saudável'

Conforme o índice, a população pode começar a sentir efeitos na saúde e grupos mais sensíveis podem sofrer danos mais graves

Fumaça foi registrada na maior parte da capital nesta manhã (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Fumaça foi registrada na maior parte da capital nesta manhã (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A maior parte da população de Boa Vista voltou a respirar fumaça de queimadas a partir da manhã dessa quarta-feira (10). Em imagens nas redes sociais, motoristas relataram baixa visibilidade em alguns trechos de avenidas movimentadas da capital, como a Ville Roy.

O ar poluído foi classificado na manhã de hoje como “não saudável” pelo Índice Mundial de Qualidade do Ar. Essa medição é feita na classificação PM 2,5 (partículas finas com diâmetro inferior a 2,5 milésimos de milímetro). A categoria “não saudável” é classificada de 151 a 200, sendo portanto, a terceira pior na escala de 0 a 500.

Conforme o índice, a população pode começar a sentir efeitos na saúde e grupos mais sensíveis podem sofrer danos mais graves. Portanto, o índice recomenda que pessoas ativas – especialmente crianças – e as com doenças respiratórias, como asma, evitem esforços prolongados ao ar livre.

O Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a partir de imagens de satélite, registra manchas no mapa de Roraima que indicam queimadas pelo Estado nas últimas 24 horas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início do ano, o Estado registra 4,1 mil focos de incêndio e vive previsão de risco de fogo de alto a crítico.

Focos de queimadas registrados em Roraima na manhã desta quarta-feira (10) (Foto: Reprodução)