Cotidiano

Fretista acusa indígenas do CIR de bloquear estrada no Uiramutã

Bloqueio já ocorreu em abril e maio, como a Folha mostrou. CIR prometeu aguardar lideranças para se posicionar sobre as denúncias

Um fretista acusou indígenas de serem os responsáveis pelo novo bloqueio da estrada que dá acesso ao município do Uiramutã, localizado ao Norte do estado, a 316km de Boa Vista.

Carlos José, 48, que trabalha com frete há 12 anos, disse que a situação, divulgada pela Folha em abril e maio, voltou a se repetir neste sábado (14).

“Essa situação já se arrasta desde janeiro deste ano. Isso já está insustentável. Esses indígenas estão abusando da boa vontade das pessoas e, inclusive, saqueiam mercadorias, roubam e fazem uso de tudo que eles tomam em plena rodovia estadual”, reclamou ele, que mora no município.

Carlos José disse ainda que os indígenas “estão armados e exaltados coagindo os moradores e pessoas que têm parente” no Uiramutã.

Um vídeo enviado à Folha, gravado na manhã deste sábado, mostra uma fila de carros, motocicletas e caminhões à espera da liberação da estrada, que passa pelas comunidades Surumu e Urucuri, na região das Serras, na reserva indígena Raposa Serra do Sol.

“Os senhores da barreira estão simplesmente alegando que a gente não pode passar, e o decreto (municipal da Covid-19) não proíbe a gente passar”, diz um morador no vídeo.

A Folha entrou em contato com a assessoria do CIR, que prometeu aguardar a manifestação das lideranças para se posicionar sobre as denúncias.