Cotidiano

Força Tarefa Penitenciária permanece mais 60 dias em Roraima

A Força Tarefa atua no estado desde novembro do ano passado, após o Sistema Prisional passar por uma severa crise. Pela nova prorrogação eles ficam até 29 de maio de 2020

A FTIP (Força Tarefa de Intervenção Penitenciária) permanecerá por mais 60 dias em Roraima. O anúncio da prorrogação foi feito pelo titular da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), André Fernandes, neste domingo, 5, durante o programa Agenda da Semana da Rádio Folha.

Conforme explicou o secretário, a ideia é dar continuar na segurança dos presos da Pamc [Penitenciária Agrícola de Monte Cristo] durante este período da pandemia. 

A Força Tarefa atua no estado desde novembro do ano passado, após o Sistema Prisional passar por uma severa crise. Pela nova prorrogação eles ficam até 29 de maio de 2020.

“A gente só vai poder dizer que não precisa mais deles no dia que finalizarmos o concurso, e ai teremos agentes treinados e novos que poderemos colocar lá dentro”, disse. 

CORONAVÍRUS – De acordo com o secretário, ações vem sendo feitas no sistema prisional para combater a proliferação do Coronavírus (Covid-19). Entre elas, o isolamento de novos presidiários que chegam para cumprir pena. Segundo ele, os presos ficam em quarentena antes de ter contato com aqueles que já estão no sistema prisional.

“Nós temos uma média de receber até quatro detentos por dia que não podem ter contato com os demais presos. Eles ficam numa cela durante 14 dias e antes de ir para o convívio eles passam por uma avaliação médica” explicou.

O secretário reforçou que existem 65 idosos cumprindo pena na Cadeia Pública de Roraima no São Vicente Outra medida é a confecções de máscaras e produção de álcool gel dentro do sistema prisional, a medida tem parceria com a Universidade Federal de Roraima.