Cotidiano

Fiscalização em terrenos baldios começa segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 17, a fiscalização em terrenos baldios de Boa Vista será intensificada. A Prefeitura de Boa Vista estima que mais de 7 mil terrenos na capital necessitam passar por serviços de limpeza.

A medida será executada pela Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF) e pretende evitar os problemas ocasionados pelo crescimento do mato e o acúmulo de lixo, principalmente por se tratar do período chuvoso.

De acordo com o secretário municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Márcio Vinicius, as equipes fizeram um trabalho de orientação nos últimos 15 dias, alertando os moradores sobre o início da fiscalização. “Caso a limpeza não tenha sido feita, vamos notificar os proprietários que estão em desacordo com o Código de Postura do Município”, explicou.

Márcio destacou ainda que a partir da notificação, o proprietário tem 15 dias para providenciar a capina do lote e retirar qualquer material nocivo à saúde da vizinhança e da coletividade. Caso a limpeza não aconteça, o proprietário pode ser multado.

A manutenção dos terrenos limpos, que é de responsabilidade do proprietário, evita uma série de problemas como o acúmulo de lixo, entulho e mato. Além disso, impede a proliferação de insetos e roedores e potenciais focos de doenças. Outro problema comum é que locais nessas condições servem de esconderijo de criminosos.

Além da fiscalização, a prefeitura recebe muitas demandas encaminhadas pela população à Central 156, canal de comunicação direta com a gestão municipal, a disposição por 24 horas, incluindo feriados e finais de semana.