BBQ

Festival gastronômico celebra culinária local com adaptações criativas

Clássico peixe tambaqui com banana da terra é reinventado em uma versão defumada com um molho americano

O festival destaca não apenas os pratos tradicionais de churrasco, mas também pratos locais adaptados para atender a diversos gostos. (Foto: Lílith Áquila/FolhaBV)
O festival destaca não apenas os pratos tradicionais de churrasco, mas também pratos locais adaptados para atender a diversos gostos. (Foto: Lílith Áquila/FolhaBV)

A primeira edição do ‘Festival BBQ’, uma celebração gastronômica, foi realizada no último sábado, 7, em Boa Vista. O evento reuniu amantes das carnes em suas diversas formas e entusiastas da culinária para uma experiência em diversas degustações guiadas.

Renato Camilo, um dos destaques do evento, é um especialista em gastronomia na brasa, originário de Paraná, Rondônia. Ele trouxe sua paixão pela culinária para o festival, apresentando pratos que destacam os sabores intensos e autênticos da região. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Minha especialidade é trazer o melhor da culinária local para a brasa, criando uma experiência que não é apenas saborosa, mas também culturalmente enriquecedora”, diz Renato.

ADAPTAÇÃO CRIATIVA

O festival destaca não apenas os pratos tradicionais de churrasco, mas também pratos locais adaptados para atender a diversos gostos. Por exemplo, o clássico peixe tambaqui com banana da terra é reinventado em uma versão defumada com um molho americano, sem perder a originalidade do sabor.

A receita é do chefes Joaquim Puentes e Sileno Caetano, que contam que o que torna este festival verdadeiramente especial é a maneira como as receitas locais são cuidadosamente adaptadas.

A primeira edição do ‘Festival BBQ’, uma celebração gastronômica, foi realizada no último sábado, 7. (Foto: Lílith Áquila/FolhaBV)

“Nós utilizamos costelinha suína, defumada em lenha frutífera ao molho barbecue. Além disso, preparamos tambaqui defumado com um tempero especial para defumação chamado Dry Rub, após cerca de uma hora na lenha frutífera, o tambaqui absorve o sabor da fumaça, criando um prato verdadeiramente excepcional”, explicou.

Ele destaca que a técnica de defumação, popularizada pelo churrasco americano do sul dos Estados Unidos, é uma arte, e em Roraima, tem se dedicado a aprimorá-la.

“Utilizamos proteínas para criar uma experiência gastronômica única, mas o que realmente importa é unir as pessoas ao redor da mesa, proporcionar uma comida de qualidade e fazê-las felizes”, finalizou.

Em outros stands, o público pôde saborear costelas suínas, ancho, parillas, entre outros. Da mesma forma, a tradicional farofa ganhou novos ingredientes e texturas, surpreendendo os paladares de quem prestigiou o evento, como o médico veterinário Felipe Duarte.

“No nosso Estado é muito comum esse hábito de comer carne bovina, e o BBQ trouxe essa novidade com variações para a nossa mesa. Com certeza agradou a todos que puderam estar aqui e para mim, a costelinha de porco, foi excepcional!”, pontuou.

A mente por trás do projeto, é a empresária de uma churrascaria local, Adilane Chaves, que destaca que o Festival BBQ não se trata apenas de comida, mas uma celebração da autenticidade, criatividade e diversidade gastronômica de Roraima.

Empresária e idealizadora do evento, Adilane Chaves (Foto: Lílith Áquila/FolhaBV)

“A proposta do churrasco não é em si a carne, é reunir amigos, agregar marcas e aproximar a população para a degustação, visando inovação e diferencial. É uma coisa comum para fora, mas em Boa Vista não. A nossa intenção é que esse evento possa acontecer todos os anos”, disse ela.