Cotidiano

Feira do produtor e avenida que dá acesso a ela, são alvos de reclamações

Moradores do município gravaram vídeos nos quais relataram as condições da avenida Dra. Yandara e da Feita do Produtor Rural, em Rorainópolis.

Quem mora em Rorainópolis, na região Sul do Estado, cerca de 290 quilômetros de Boa Vista, está habituado a fazer as compras de frutas, legumes e hortaliças na Feira do Produtor do município, especialmente entre as quintas-feiras e os sábados, quando há uma variedade de produtos à venda, todos frescos, orgânicos e de ótima qualidade, no entanto, há um ponto de reclamação que se tornou constante entre os usuários do prédio, a sujeira no local, a falta de um controle sanitário e as condições da avenida que dá acesso.

Um vídeo publicado há dois dias, gravado por uma moradora insatisfeita com a quantidade de lixo no estacionamento da Feira e com o mau cheiro que o esgoto exala para quem usa os restaurantes, mostra a precariedade do prédio. As caixas de gordura transbordaram e a falta de manutenção faz com que a água suja escorra para as margens da avenida. “Esse é o estado da nossa feira de Rorainópolis”, enfatiza.

A primeira avenida de Rorainópolis, Dra. Yandara, no trecho que vai da BR-174 para o bairro Gentil Carneiro Brito (Portelinha) e os demais bairros e loteamentos daquela área da cidade, há alguns anos perdeu toda a camada de asfalto e tornou-se uma estrada de chão. Em outro vídeo, um morador mostra um caminhão atolado, depois de cair num buraco e reforça que a cena gravada fica na principal avenida do município, nas proximidades da Feira. “Olha como está o caminhão, dentro do buraco. Esse é o serviço que estão fazendo: onde era bom, meteram a máquina, cavaram e está desse jeito”.

A reportagem da Folha conversou o prefeito do município, Leandro Pereira, sobre as duas reclamações feitas por populares. Em relação às ruas, informou que deu ordem de serviço para recapeamento da Avenida Dra. Yandara, sentido Feira, todo o bairro Gentil Carneiro e avenida principal da Vila Nova Colina. “Isso tudo com emendas do Deputado Jhonatan de Jesus. A sede, demais ruas e demais bairros, vamos começar um grande recapeamento em parceria com o governo do Estado. Todas começam em março, inclusive a rua do vídeo. Essa situação do caminhão atolado é porque acabou se ser feita uma obra de esgoto sanitário. Estamos trabalhando de forma correta, primeiro fazendo o esgoto para depois pavimentar e recapear”, explicou.

Quanto à Feira, o prefeito confirmou que passará por uma reforma ainda este ano e concordou que falta um número maior de funcionários. “Realmente está com a equipe de limpeza e manutenção reduzida, mas vai ser retomada, a partir de março, a contratação de servidores para suprir essa demanda”, ressaltou.