Cotidiano

Feira de bonecas expõe trabalho de presas da Cadeia Pública

A I Feira de Bonecas Artesanais é aberta a comunidade e acontece nesta sexta-feira (12)

As bonecas de pano confeccionadas pelas detentas da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, através do Projeto Costurando Recomeços, deram origem à I Feira de Bonecas Artesanais, que acontece nesta sexta-feira (12), de 9h as 16h, na Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc).

A programação é aberta a toda a comunidade. Estarão expostas e disponíveis para a comercialização cerca de 100 bonecas. Os valores variam de R$ 35 a R$ 100 reais.

O secretário da Sejuc, André Fernandes, explicou que ação é fruto do Projeto Costurando Recomeços, um trabalho artesanal de ressocialização desenvolvido pela unidade prisional com as internas. Conforme ele, pelo menos dez mulheres participam do projeto, que produz em média cerca de cinco bonecas de tecido diariamente.

“É fundamental projetos como este, principalmente porque temos que pensar na reinserção dessas presas na sociedade quando acabar a pena. Assim elas estão aprendendo um ofício que poderão depois, continuar e dar sustento as suas famílias”, destacou o titular da pasta.

O secretário também destacou, que toda a renda arrecadada na Feira será revertida para o próprio Projeto, que futuramente pretende agregar confecção de outros itens.

“Os recursos inicialmente serão reinvestidos no Costurando Recomeços, que em breve ampliará para customização de chinelos, pintura de tecidos e fabricação de enxovais”, ressaltou.