Cotidiano

Farmacêuticos de Roraima escolhem novos conselheiros federais e regionais

Também será eleita nova diretoria que ficará na gestão no próximo biênio; pleito será nos dia 11 e 12 deste mês

Os profissionais farmacêuticos de Roraima vão escolher os novos conselheiros federais (Titular e suplente) e os nove regionais para gerir o Conselho Regional de Farmácia (CRF-RR) nos próximos quatro anos (2022-2025). O pleito está marcado para os dias 11 e 12 de novembro. 

Na mesma eleição será escolhida a nova diretoria que ficará na gestão nos próximos dois anos (2022-2023). A votação será exclusivamente pela Internet e no período ininterrupto de 24h, com início às 12h do dia 11 e encerra-se no dia 12 no mesmo horário.

“A empresa responsável pela eleição enviou e-mail com a senha provisória para cada profissional inscrito com instruções para votar”, informou a assessoria de comunicação do Conselho. 

Para participar do pleito, o Concelho alerta sobre a atualização cadastral e as consequências aos inadimplentes, caso haja farmacêuticos que não tenham efetivado o procedimento.

Etapas da votação

Ao entrar no site, a votação ocorrerá em quatro etapas:

– A primeira etapa consiste em escolher o estado em que o profissional está inscrito, no caso Roraima;

– Na segunda etapa, o profissional vai votar na chapa dos representantes a conselheiro federal efetivo e suplente;

– Na terceira etapa, vai votar em até nove representantes para conselheiros regionais de farmácia, ou seja, serão 9 votos para eleger 9 candidatos;

– Por último, na quarta etapa, vota-se na chapa para eleger a nova diretoria, a qual é composta por quatro membros sendo eles presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário-geral.

O CRF-RR ressalta que a plataforma de votação é de fácil manuseio e proporciona simplicidade para votar. A comissão eleitoral regional está à disposição dos farmacêuticos eleitores, portanto, em caso de dúvidas, procurar a comissão eleitoral pelos canais de comunicação.

Atualização Cadastral

É importante ressaltar que para todos os Conselhos de Farmácias do país a votação é obrigatória, incidindo em multa em casos não justificados de ausência de votação. Outro fator para se observar é que para exercer o direito do voto, o farmacêutico deve estar com o cadastro em dia.

O Conselho divulgou vídeo do passo a passo orientando como atualizar os dados direto na plataforma do site, disponível também na página do Conselho no Instagram.

A orientação é verificar se o nome consta no colégio eleitoral já disponibilizado no próprio site. Acesse a aba Colégio Eleitoral e confira a lista completa dos aptos.