Cotidiano

Faltam dipirona e amoxicilina nos postos de saúde da Capital

Os remédios dipirona (para dor) e amoxicilina (que trata infecções por bactérias), muito requisitados por pacientes, estão em falta nas farmácias das unidades de saúde de Boa Vista. Pelo menos dez postos estão sem o estoque. Uma paciente disse à Folha ter visitado onze unidades de saúde à procura dos medicamentos e ouviu dos farmacêuticos que eles estão em falta. 

Os postos indicados foram os dos bairros Buritis, 13 de Setembro, Centenário, São Vicente, São Pedro, Estados, 31 de Março, Pricumã, Asa Branca e Silvio Botelho. Em visita feita pela Folha à unidade de saúde do bairro São Pedro, na zona Leste, a farmacêutica responsável confirmou que a dipirona e a amoxicilina estavam sem estoque na Central de Abastecimento do município.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) afirmou que a dipirona em gotas e a amoxicilina em suspensão estão disponíveis e podem ser usadas no lugar dos comprimidos que estão em falta. A recomendação é que antes o médico seja consultado para verificar se o paciente tem condições de tomar o remédio desta forma.

“Ainda nesta semana receberemos medicamentos e, na próxima, eles já serão distribuídos pela Superintendência de Assistência Farmacêutica – SAF, nas Unidades Básicas de Saúde”, afirmou por meio de nota.