Agenda da Semana

Falta atenção aos fios de telefone e internet em postes, diz empresário

Rudson Leite ainda reforçou que falta fiscalização por parte da Anatel, além de diálogo entre parlamentares federais.

Rudson Leite, empresário e especialista em telefonia. (Foto: estúdio/FolhaFM)
Rudson Leite, empresário e especialista em telefonia. (Foto: estúdio/FolhaFM)

O empresário e ex-funcionário da antiga Telaima, Rudson Leite, disse que falta atenção das empresas de telefonia e internet quanto ao cabeamento de fios nos postes de Boa Vista e das demais cidades. A fala ocorreu diante da realidade do município em entrevista ao Agenda da Semana deste domingo (09), na rádio Folha FM 100.3.

Segundo explica, há quatro empresas fornecedoras de telefone e internet em Roraima, mas somente uma é detentora da maior parte das redes. Assim, as demais compram uma ou dois redes, vendem o serviço e puxam cabos sem se atentar a distância, esticamento do fio e capacidade do poste.

“Essas empresas ofereciam os serviços através de fio de fibra óptica e começaram a levar o fio de fibra ótica à distâncias grandes. Então, eles não colocam a tensão que o cabo precisa para ficar esticado e começou essa bagunça, que leva perigo à vida das pessoas”, afirmou Rudson.

O empresário informou que acompanha essa situação desde 2016, quando mais empresas de internet começaram a surgir. No entanto, o problema só será solucionado quando agentes fiscalizadores, como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), passarem a ser mais rígidos na instalação de fios nas cidades.

“Para gente encontrar uma solução para isso, precisamos reunir todos os atores envolvidos nisso: as prefeituras, os vereadores, os deputados federais e senadores, porque telecomunicações, água e energia é competência privativa da União. Não vamos resolver isso com uma lei, precisamos reunir em audiência pública, em conversa e discutir”, apontou.

Rudson Leite também falou brevemente sobre a Política de Roraima quanto às eleições de 2024, além de comentar soluções para a internet no estado. Para saber mais assista a entrevista completa!