ARTISTAS DE RORAIMA

Exposição Fotográfica do jornalista Pablo Sérgio aborda ‘Luzes e Sombras da Amazônia Brasileira’

Exposição ocorre na Assembleia Legislativa a partir do dia 28 de maio

Fotografias foram produzidas no período de 2021 a 2024 (Foto: Pablo Sérgio)
Fotografias foram produzidas no período de 2021 a 2024 (Foto: Pablo Sérgio)

A partir do dia 28 de maio, o Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, localizado na Assembleia Legislativa de Roraima, será palco da exposição fotográfica ‘Luzes e Sombras da Amazônia Brasileira’. De autoria do jornalista e fotógrafo Pablo Sérgio, a mostra apresenta 35 obras que revelam a riqueza natural e a beleza singular do estado de Roraima.

As fotografias, impressas em tela como se fossem pinturas à mão, capturam paisagens típicas da região, com um destaque especial para o nascer e o pôr do sol, as palmeiras de buriti e o majestoso Rio Branco. Cada imagem foi cuidadosamente selecionada pelo autor para representar a essência da Amazônia brasileira, evidenciando aspectos muitas vezes esquecidos da identidade roraimense.

Pablo Sérgio comenta sobre a concepção da exposição: “Essa exposição traz no seu bojo uma concepção de Amazônia. O roraimense, o roraimado, de um modo geral, às vezes esquece que fazemos parte da Amazônia brasileira, e a ideia proposta é justamente resgatar essa nossa identidade amazônida aqui de Roraima com imagens muito próprias da nossa realidade. Quando se fala em Amazônia, a maioria das pessoas associa a rios e florestas. E nós temos aqui o lavrado, nossa singularidade que também faz parte da Amazônia. A proposta da exposição é justamente trazer esse despertar, esse senso de ser, de pertencer à Amazônia. Somos todos amazônidas. O objetivo maior dessa exposição fotográfica é nesta perspectiva.”

Serão apresentadas 35 imagens em uma coletânea (Foto: Pablo Sérgio)

As fotos apresentadas são uma coletânea dos últimos anos, abrangendo registros de 2021 a 2024. Pablo destaca que as imagens foram escolhidas por se adequarem de forma peculiar à proposta do título da exposição: “Luzes e sombras da Amazônia brasileira”.
Segundo ele, essas fotografias recentes trazem uma dimensão lúdica em relação às paisagens regionais e também oferecem uma proposta de reflexão, serenidade e paz. “Pode-se dizer que é uma exposição intimista, que faz com que o cidadão e a cidadã, ao admirar essas obras, consigam se colocar no local e no momento em que fiz o registro fotográfico, tendo essa percepção da serenidade, da paz, da tranquilidade que a natureza nos oferece no nosso cotidiano”, finaliza o fotógrafo.