Cotidiano

Exército conclui envio de mais venezuelanos para outras cidades

Com mais esta etapa concluída, sobe para 1.506 o número de imigrantes enviados para outras cidades do país

O Exército Brasileiro concluiu na manhã desta quarta-feira, 5, a sétima etapa do processo de interiorização de venezuelanos. Com mais esta fase concluída, sobe para 1.506 o número de imigrantes enviados para outras cidades do país.  

De acordo com a assessoria de imprensa da Operação Acolhida, grupo criado para gerenciar a logística das ações no Estado, as atividades de hoje começaram por volta das 4h, e o translado dos 204 imigrantes voluntários até o Aeroporto Internacional de Boa Vista foi finalizado próximo das 8h.

Do total de contemplados, quatro desembarcam às 12h30 em Brasília; 75 pessoas às 16h em São Paulo; e 125 imigrantes na cidade de Esteio (RS) às 19h30. A seleção dos voluntários fica sob responsabilidade do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), entidade que tem dado suporte humanitário nos abrigos do Estado.

O próprio imigrante é quem deve demonstrar interesse em participar do processo e a agência presta todas as orientações de como funciona a ação. O voluntário também precisa estar em situação documental regular no país, ter passado por exames e ações de imunização para seguir viagem.

Vale lembrar ainda que as cidades também entram no processo por meio de manifestação junto a Acnur, ou seja, os gestores devem comunicar interesse para receber os imigrantes. Até o momento, as cidades que já receberam venezuelanos são: Manaus (AM), João Pessoa (PB), Conde (PB), Igarassu (PE), Cuiabá (MT), Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goioerê (PR) e Esteio (RS).