Cotidiano

Estudantes relatam os desafios de prestar vestibular para Medicina na UFRR

Curso atinge concorrência de 26.4 pessoas por vaga; prova acontecerá no próximo domingo, 6

Para garantir uma vaga no curso mais concorrido da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o de Medicina, o estudante João Pedro Guimarães, de 19 anos, dedica todos os dias da semana aos estudos. O curso oferta 64 vagas no total, sendo 28 para a ampla concorrência. Além disso, as notas de corte partem de 65,50 pontos (para pessoas com deficiência) e podem atingir até 109 pontos.

“As expectativas são sempre as melhores possíveis. A gente se prepara, estuda e espera por um resultado bom. Estou confiante!”. João Pedro escolheu se preparar para a prova em um cursinho preparatório, onde estuda pelo turno da manhã ou o dia todo. “As aulas pela manhã acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras. Às terças e quintas-feiras é em período integral. Pela tarde, quando chego em casa, faço uma revisão de todo o conteúdo estudado”. 

LEIA MAIS AQUI

Jovem escolhe estudar sozinha para vestibular e mantém rotina de 4h ao dia

Mais de 5,6 mil pessoas vão fazer vestibular da UFRR no domingo

Confira os locais de provas clicando aqui.

De acordo com o jovem, que está prestando o vestibular pela segunda vez, o curso preparatório foi a melhor opção por conta da concentração. “Algumas pessoas acham melhor estudar em casa, outras preferem o ambiente do cursinho. Acho que vai de pessoa para pessoa. Eu me sinto melhor estando no cursinho”.

O estudante também destacou a importância de se estar concentrado, independente do ambiente. “Se a pessoa focar, tanto em um local quanto em outro, o resultado é o mesmo”.

A busca por uma vaga no curso de Medicina é um desafio que faz parte do sonho da recém chegada no estado, Kamille Bruce, de 18 anos. Segundo ela, a preparação para as provas requer muito esforço e abdicação de lazer para manter o foco.


João Pedro Guimarães escolheu estudar em cursinho preparatório por conta da concentração (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Ela é amazonense e irá também tentar uma vaga, primeira vez, no curso mais concorrido da UFRR. “É meu primeiro ano tentando o vestibular para medicina e minhas expectativas são muito positivas. Eu mantenho uma rotina de estudos todo dia no cursinho e também estudo em casa”, relatou a jovem.

Provas

As provados do Vestibular 2022.1 serão aplicadas no próximo domingo, 6, a partir das 8h e se encerra às 13h para a modalidade Prova Integral ou Processo Seletivo Seriado (PSS) E3. Das 8h às 11h será nas modalidades PSS – E1 e E2.

Os inscritos devem se apresentar ao local de prova com uma hora de antecedência, apresentando documento oficial e original de identidade, caneta esferográfica de corpo transparente, de tinta indelével azul ou preta. Também é exigido que o participante esteja usando máscara em proteção a Covid-19, em caso contrário, poderá ser impossibilitado de realizar a prova.


Muitos estudantes optam por estudar em cursinhos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)