Cotidiano

Estudantes avaliam desempenho no primeiro dia de provas

Além das questões de língua portuguesa e ciências humanas, os inscritos enfrentaram a redação, que este ano teve seu tema ligado à manipulação e controle de dados na internet

Estudantes de todo o país participaram neste domingo, 4, do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Somente em Roraima, foram mais de 14 mil inscritos, segundo informações Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além das questões de língua portuguesa e ciências humanas, os candidatos tiveram que encaram a temida redação, que este ano teve como tema “Manipulação do Comportamento do Usuário pelo Controle de Dados na Internet”.

Estudante Vinícius Lira disse ter tido um pouco de nervosismo durante a prova (Foto: Diane Sampaio/Folha BV)

“Eu não esperava por esse tema, foi bem diferente do que eu estava pensado. Ao mesmo tempo em que respondia as perguntas da prova, já pensava em como formular a linha de raciocínio para a redação, mas deixei para fazê-la por último”, comentou Vinícius Lira, 17 anos.

Estudante do ensino médio, o jovem avaliou o grau de dificuldade da prova como elevado. Apesar disso, ele acredita que teve desempenho capaz de garantir pontos para o ingresso no curso de agronomia.

“A prova foi um tanto difícil e eu fique um pouco nervoso, mas acredito que fui bem, tanto nas perguntas, quanto na redação”, completou.

A assistente social Jurci Costa avaliou seu desempenho como positivo (Foto: Diane Sampaio/Folha BV)

Já a assistente social Jurci Costa, de 44 anos, avaliou seu desempenho como satisfatório. Ela conta que utilizará a nota para conseguir vaga no curso de direito.

“Eu achei bem legal o tema da redação desse ano, e já até esperava que eles fossem focar em algum assunto relacionado à parte de tecnologia. Sobre as perguntas, também não tive muitos problemas com a parte. Acredito que fiz uma boa prova”, destacou.

Esta é a segunda edição seguida que o Enem é realizado em dois domingos. A duração da prova para este ano foi de 5h30. O segundo dia vai ocorrer dia 11 e será dedicada as perguntas de matemática e ciências da natureza.

A matéria completa você confere na Folha Impressa desta segunda-feira, 5.

Colaborou a repórter Ana Paula Lima.