Cotidiano

Estudante do Lobo D'Almada é selecionada para representar RR no Senado

Dinitine Savanele concorreu com outros 16 alunos no Estado

A jovem Dinitine Savanele, de 16 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Lobo D’Almada, foi a vencedora de Roraima do Programa Jovem Senador 2022.

Ela concorreu com outros 16 alunos no Estado e por sua redação alusiva ao tema proposto pelo Programa “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”, foi selecionada para ser a representante de Roraima.

Para Dinitine, receber esse reconhecimento pelo seu trabalho é muito gratificante, e é resultado de muito esforço e dedicação. “Eu estudei muito, principalmente à noite. Me senti muito feliz com o resultado. Recebi um prêmio pelo meu esforço”, disse.

Dinitine, que recebeu orientação da professora Maria Veneranda Gutierrez, se sente mais confiante para a prova do Enem. “Vou fazer o Enem e agora já tenho outras expectativas com a nota da minha redação”, ressaltou.

O Jovem Senador é um programa do Senado Federal, realizado anualmente, que proporciona aos estudantes de Ensino Médio de todo o País, conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Todo ano é proposto um tema de redação e os estudantes devem desenvolver textos sobre o tema. Os vencedores têm a oportunidade de passar uma semana no Senado Federal, em Brasília-DF, conhecendo toda a jornada legislativa.

“O concurso de redação do programa Jovem Senador tem por objetivo estimular nos alunos a reflexão sobre política, democracia e o exercício da cidadania. O tipo de redação usado é o dissertativo-argumentativo, o mesma usada no Enem, então, o aluno tem a oportunidade de exercitar a sua escrita e a sua interpretação”, afirmou Leandra Teixeira, coordenadora do Jovem Senador em Roraima.

Vivência Legislativa

Em todo o Brasil, 27 estudantes de escolas públicas, um de cada Estado da federação, participarão, no período de 27 de junho a 1° de julho, da chamada ‘Semana de Vivência Legislativa’, no Senado Federal, onde terão a oportunidade de conhecer o processo de discussão e elaboração das sugestões de leis.

Todas as despesas, como translado aéreo, hospedagem, alimentação e transporte durante a viagem, são custeados pelo Programa. Os vencedores, estudantes e professores, também recebem cada um, um notebook como parte da premiação.

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa do Senado Federal em parceria com o MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), e conta com o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.