Cotidiano

Estudante de Roraima é selecionada para Jovens Embaixadores nos EUA

Elisama Thaís Vito de Medeiros é estudante da Escola de Aplicação da UFRR

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil divulgaram, nesta sexta-feira (4), os nomes dos 50 selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2023 – iniciativa que leva estudantes de ensino médio da rede pública de todas as partes do Brasil para um intercâmbio de três semana nos EUA. 

De Roraima uma estudante foi selecionada: Elisama Thaís Vito de Medeiros. A estudante que é aluno da Escola de Aplicação da UFRR e escreveu em sua rede social.

“Agora vamos para mais uma etapa, uma tão sonhada Jovem embaixadora de 2023. Aqui estou eu, dando um passo muito importante para minha vida, trilhando meu caminho como os meus pais me ensinaram e de pouco em pouco alcançando meus objetivos. Eu sei como essa conquista é importante para mim, pra minha família, para sociedade que vivo”

Ela também agradeceu o apoio de seu professor Antonio Lisboa na conquista.

“Eu não tenho como agradecer só com palavras todo apoio que você me deu, toda força e energias positivas. Obrigada por ter me aguentado quando eu estava nervosa a ponto de mandar mensagem de madrugada desesperada, mas também por comemorar comigo a cada pequena conquista do processo. Essa realização não é só minha, mas sua também. É um prazer ser sua aluna e levar o seu nome, o nome do Colégio de Aplicação, e da nossa terrinha do extremo norte, Roraima, para os Estados Unidos, em um programa tão importante para os jovens do Brasil”

Programação

A programação completa acontecerá de 10 a 29 de janeiro de 2023. Em um primeiro momento, eles passarão por uma orientação pré-partida e entrevista de visto em Brasília.

No dia 13 de janeiro, eles embarcarão para a capital dos EUA, Washington, D.C. Em seguida, serão divididos em grupos menores para uma experiência em outras cidades, onde participarão de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo norte-americano, visitarão escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil.  

Este ano a seleção contemplou representantes de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado. 

Saiba mais sobre empreendedorismo social

O programa Jovens Embaixadores busca estudantes da rede pública de ensino que pensam criativamente para desenvolver uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade.

As ações empreendedoras desses jovens têm como foco inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, empoderamento jovem, necessidades especiais, cooperativas em geral, etc.