Cotidiano

Estado treina agentes penitenciários para lidar com detentos

Termina nesta sexta-feira, 17, o treinamento da segunda turma de agentes penitenciários, que acontece na Sejuc. O secretário André Fernandes Ferreira afirmou que o Estado tem 278 agentes penitenciários, mas é um número, segundo ele, que não é suficiente. “Eles estão sendo capacitados, treinados para quando a força tarefa de intervenção federal for embora, terem condições de assumir todas as funções no Estado”.

“Com esse treinamento, percebemos que cada vez mais esses agentes penitenciários querem se capacitar, se reciclar. São profissionais que atuam há seis anos e tiveram poucas chances de treinamentos. Agora não, estamos fazendo turmas quase que semanais e a procura está sendo satisfatória”, ressaltou o secretário. 

Tinara Rodrigues Sarmento é casada e tem um filho. Ela atua como agente penitenciária na Cadeia Pública Masculina. Durante o curso aprendeu técnicas de algemamento administrativo, escolta armada, condução e imobilização. “Estávamos precisando muito dessa capacitação, porque estamos há seis anos no sistema e ainda não tinha sido promovido um curso de reciclagem para os agentes”, disse.

Segundo a militar, logo que passou a desempenhar suas funções, no começo, sentiu dificuldades, mas com o tempo se adaptou e se adequou ao ambiente, conforme o sistema exige. “Para a mulher agente, aparentemente parece ser mais difícil porque lidamos com o sexo masculino e temos que impor respeito. É preciso saber agir de maneira séria e eficaz, conforme a situação”, comentou Tinara.