Cotidiano

Espaço tecnológico vai levar o futuro para o produtor rural de Roraima

Os novos espaços contam com a parceria do Google e Eneva, Microsoft, Lego, Robotis e Lenovo.

Os agricultores familiares de Roraima agora terão condições de ter acesso a alta tecnologia.

Uma parceria da Eneva e do Governo de Roraima permitiu a montagem de uma sala interativa multimídia, um laboratório interativo multimídia e um planetário itinerante. O equipamento também  vai ajudar nos projetos do museu itinerante e da ciência na escola.

Para o projeto, o Iater conta com a parceria da Google, Microsoft, Lego, Robotis e Lenovo.

Segundo Weydson Fonteles, do Ited (Instituto de Tecnologia Educacional), empresa responsável pela montagem dos equipamentos no Iater, o Instituto agora possui o melhor material tecnológico do Brasil. 

 “O que foi implantado aqui no Iater é tecnologia de ponta. E estará à serviço não só do Instituto, mas de todo o Governo do Estado de Roraima, na educação, agricultura. Todos os departamentos e secretarias podem usar este espaço. Duas salas interativas, com lousa digital e mesas digitais, computador que vai fazer a diferença muito grande, tanto na educação agrícola, como educação do Estado, um projeto que vai mudar a nossa realidade, onde a Google e a Microsoft são parceiras. Então é um projeto que tem tudo para ser sucesso”.

O presidente do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marlon Buss, explicou que a nova tecnologia será utilizada pelo Instituto para levar conhecimento e informação para o homem do campo.

“Começamos com o pé direito. O momento é oportuno pois o Iater nasceu agora e com essa tecnologia e com esses equipamentos, a gente vai conseguir atuar de forma mais eficiente no apoio a agricultura familiar, pois as pessoas precisam de conhecimento para poder ter um bom desempenho produtivo. E com essas condições, com essas ferramentas, teremos um sucesso muito grande”.

Como vão funcionar as salas interativas

As duas salas foram inauguradas com equipamentos de última geração, computadores, notebooks, tela e lousa digitais. Além de um espaço tecnológico itinerário, um planetário, que será utilizado para levar até o agricultor cursos e explicações sobre a sua atividade e produção. 

O planetário por ser itinerante, será usado também em escolas tanto na capital como nos demais municípios para levar informações do campo para os espaços educacionais. Com essa integração, campo, espaço urbano e educação, as Salas Interativas cumprem sua missão em levar conhecimento a todos os públicos.

A Eneva doou também equipamentos para montar um estúdio fotográfico para criar vídeos e entrevistas com temas relevantes para o setor da agricultura.

Todos os extensionistas poderão utilizar os equipamentos para levar até o produtor rural, informações na sua propriedade, não precisando vir até a capital para obter conhecimento.

Tanto os extensionistas para atualização, quanto para a população ligada a agricultura familiar poderão utilizar as Salas Interativas para realizar cursos. Assim que estiverem disponíveis, serão amplamente divulgados.

Eneva

O representante da Eneva, Marcio Lira, que veio ao Estado exclusivamente para participar do evento, falou sobre a doação dos equipamentos que possibilitaram montar as duas salas, além dos equipamentos fotográficos e o acesso à alta tecnologia.

“A parceria da Eneva com o Governo de Roraima e com o Iater, acredita bastante na inovação, acredita que a tecnologia pode e é capaz de melhorar processos, de mudar vidas. Então, hoje, a gente amplia nossa parceria que vai trazer inovação, tecnologia e principalmente, possibilidades para melhorar cada vez mais a assistência técnica e o aprendizado de todo mundo que é atendido pelo Governo de Roraima”.
 

Homenagem a Ex-Servidores

Durante a solenidade, um dos momentos marcantes foi a divulgação dos nomes das salas, pois homenageou dois ex-servidores que marcaram suas trajetórias na agricultura, como os extensionistas de destaque, Jayne Pereira e Edimar Brito.

A Sala Café homenageia Jayne Pereira da Silva, que era bióloga e técnica em agropecuária. Atuou como chefe da Casa do Produtor Rural de Bonfim e era servidora da Secretaria de Agricultura desde 1998. Dedicada à profissão, em agosto de 2020 foi destaque ao ser exemplo de Perfil Extensionista e em 2021, no Dia Nacional do Técnico Agrícola.

 A Sala Girassol homenageia Edimar Brito dos Santos, que era servidor efetivo desde 2006, pela Secretaria de Agricultura, lotado na Casa do Produtor Rural de Félix Pinto, no municipio do Cantá. Engenheiro agrônomo, deixou um casal de filhos: Julio Cesar Freitas dos Santos e Ana Júlia Freitas dos Santos.