Cotidiano

Esgoto sanitário pode ter ocasionado morte de peixes no Igarapé Caxangá

A Caer informou que está ciente e que está providenciando a manutenção emergencial dos conjuntos motobombas

A poluição causada pelo despejo de esgoto sanitário no Igarapé Caxangá, afluente do Rio Branco, no Centro da Cidade, pode estar ocasionando a morte de peixes.

A FolhaBV já havia noticiado na semana passada o despejo de dejetos no local, e nessa segunda-feira, 20, a equipe voltou ao local e encontrou peixes mortos.

Na semana passada, a Caer havia se manifestado que já estava ciente e que estaria providenciando a manutenção emergencial dos conjuntos motobombas e outras melhorias no sistema para evitar esses eventos indesejáveis e tão prejudicial para a população e ao meio ambiente.

Devido a morte de peixes, a reportagem entrou em contato novamente com a Caer que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima esclarece a respeito do extravasamento na região do Parque Rio Branco foi ocasionado pela queima de dois conjuntos motobombas responsáveis pelo bombeamento do sistema de esgoto da elevatória Caxangá. Tanto o conjunto motobomba principal, quanto o conjunto reserva assim que foi ativado.

Na elevatória são instalados dois conjuntos motobombas, onde um dos  serve de reserva para o outro, de forma a operar continuamente mesmo em eventual quebra de um dos conjuntos ou durante as manutenções na elevatória, porém de forma fortuita quebraram simultaneamente os dois conjuntos.

Outro fator alheio à vontade da Caer, são as constantes quedas de energia na rede da Concessionária, como ocasionado no início do mês de setembro, danificando um dos dispositivos de proteção dos conjuntos motobombas e consequentemente contribuiu para a queima do relé do motor.

Ciente da importância dessa elevatória e da necessidade de operar ininterruptamente, a Caer está realizando a manutenção emergencial dos conjuntos motobombas e outras melhorias no sistema para evitar esses eventos indesejáveis e tão prejudicial para a população e ao meio ambiente.

Considerando ainda o planejamento a médio prazo, a Caer está providenciando a construção de uma nova subestação de energia elétrica no local para garantir a continuidade dos serviços.

A Empresa agradece a compreensão de todos e disponibiliza canais de comunicação para que os usuários possam o sobre saneamento básico diretamente com a Companhia.

VEJA VÍDEO: