Cotidiano

Escolas do interior terão acesso à internet por meio de programa federal

As escolas da rede estadual de ensino, localizadas no interior, incluindo comunidades indígenas, precisam aderir ao benefício por meio da plataforma PDDE Interativo até o dia 31 de outubro

O Programa de Inovação Educação Conectada (Piec) promovido pelo MEC (Ministério da Educação), tem o objetivo de universalizar o acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. 
 
O projeto que permite instalar internet por satélite em escolas de difícil acesso, recebe Roraima como participante da iniciativa do Programa Wi-Fi Brasil, desenvolvido em parceria com o MEC e o MCom (Ministério das Comunicações). 
  
As escolas da rede estadual de ensino, localizadas no interior, incluindo comunidades indígenas, precisam aderir ao benefício por meio da plataforma PDDE Interativo (Programa Dinheiro Direto na Escola) até o dia 31 de outubro. Até o momento, 338 escolas já fizeram a adesão.
 
COMO PARTICIPAR?
Basta acessar o site PDDE Interativo, clicar na aba “Educação Conectada”, aderir ao programa, fazer o Plano de Ação e, por último, fazer o PAF (Plano de Aplicação Financeira).
 
As unidades que não aderirem ao programa podem perder os recursos federais que estão disponíveis. O valor anual por escola vai de R$ 2.452,00 a R$ 3.389,00 de acordo com a quantidade de alunos por escola.
 
O PAF, para as escolas que vão receber antenas via satélite direto do MEC, servirá para melhorias na infraestrutura das escolas, no entanto não poderão ser utilizados para conectividade, como contratar uma operadora, por exemplo, pois a internet será fornecida pelo Governo Federal.
 
As demais escolas que não constam na relação devem executar o PAF planejando como devem utilizar os recursos dentro dos critérios de conexão com a internet, ou contratando serviço de internet ou melhorando a estrutura da escola conectada.
 
As escolas que aderiram ao programa anteriormente já recebem recursos desde o ano de 2018.