Cotidiano

Equipe ‘I, Robot’ conquista pontuação histórica em sua trajetória 

Além disso, a I’, Robot’ ficou entre as equipes suplentes que concorrem a uma vaga para etapa nacional, prevista para o mês de maio, em São Paulo (SP)

Com muito foco, garra e determinação a equipe ‘I, Robot’ do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista se destacou na etapa regional do ‘Torneio SESI de Robótica FLL – First LEGO League 2022’, que ocorreu neste último fim de semana em Manaus (AM).

Com um projeto voltado ao transporte autossuficiente e ecológico de vacinas para áreas de difícil acesso, tendo como público alvo, comunidades indígenas isoladas, eles receberam medalhas de participação e ficaram entre as equipes suplentes que concorrem a uma vaga na etapa nacional do torneio, prevista para o mês de maio, em São Paulo (SP).

“Estamos muito felizes e orgulhosos com a participação da equipe no torneio. Eles tiveram uma pontuação acima do objetivo, sendo a maior da história da ‘I, Robot’ em torneios, na categoria design do robô. Estão de parabéns e fizeram o melhor, que é se divertir, curtir e aproveitar a festa. Representaram muito bem o nosso município”, disse o secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Jadir Lima.

Na competição, quesitos como: projeto de inovação, design do robô e ‘core value’, voltado para os valores, sintonia e trabalho em equipe, foram avaliados. Porém, os momentos de mais emoção e torcida são chamados ‘rounds oficiais’, disputas em arenas onde eles precisam programar o robô para cumprir uma série de missões estabelecidas.

Fernanda Korinivski, uma das integrantes da equipe, participou pela primeira do torneio e classificou a experiência como única. “Não vou esquecer tudo que vivemos aqui. As vivências que tivemos, o trabalho em equipe, a troca de bottons entre as equipes, tudo foi muito especial”, disse.

Wilson Lima também integra a equipe e é estreante em competições. Ele destacou o que mais curtiu da experiência. “Achei muito legal a interação com as outras equipes, a troca de bottons, os momentos de dança. Me diverti muito e com certeza será uma experiência que ficará marcado para o resto da vida”, contou.

PROJETO COM IMPACTO SOCIAL – O tema desta temporada é ‘Cargo Connect’ (conexão de cargas), baseado em desafios voltados para área de logística de transporte. Pensando nisso, a ‘I, Robot’ levou para o torneio o projeto de inovação intitulado ‘Caixa Inteligente para Armazenamento de Vacinas (CIAV)’.

O projeto consiste em uma espécie de caixa térmica autossuficiente, ideal para o transporte de vacinas para locais de difícil acesso, tendo como foco comunidades indígenas isoladas de Roraima.

A CIAV dispõe de um cooler e de um sistema automático de refrigeração, permitindo que seu interior atinja a temperatura de 6 graus, mantendo as vacinas conservadas de forma segura e eficiente.

Para elaboração do protótipo, a ‘I, Robot’ fez diversas pesquisas, inclusive de campo. Eles visitaram a comunidade indígena Vista Alegre e por lá conheceram Zaila, uma criança indígena pela qual se afeiçoaram e, por conta disso, batizaram o nome do robô com o nome dela.


O projeto consiste em uma espécie de caixa térmica autossuficiente, ideal para o transporte de vacinas para locais de difícil acesso, tendo como foco comunidades indígenas isoladas de Roraima (Foto: Semuc/PMBV)

A DIVERSÃO CONECTA – Mas nem só de desafios vivem os jovens gênios. Além da mencionada troca de bottons, momento em que os participantes se conectam e compartilham o item com o nome da equipe, o torneio proporciona momentos de muita diversão, com danças coreografadas, apresentações culturais e show de talentos.

E claro, a I’,Robot’ não podia deixar de mostrar que também é musical, com a apresentação de Luciano Sampaio, que tocou e cantou e, de Giulia Amaral, que soltou a voz no estilo capela, interpretando a música ‘La rose vie’, da cantora francesa, Edith Piaf.

EQUIPE – Participaram do evento os seguintes membros da ‘I, Robot’: Fernanda Korinivski, Luciano Sampaio, Giulia Amaral, Wilson Lima e Sophie Lucy. Acompanhados pelos professores do CCTI: Wilker Júnior, Fernanda Silva, Juliana Santos, coordenados pela professora e técnica da equipe Keila Costa e pelo secretário Jadir Lima.

MAIS CONQUISTAS – A equipe já possui uma considerável trajetória de sucesso, acumulando uma série de participações, títulos e premiações em competições locais, estaduais, regionais e nacionais.