Cotidiano

Ensino superior motiva indígena a resgatar laços com a comunidade

Pedagoga retornou para comunidade e hoje incentiva crianças e adolescentes a seguir estudos

Nesse dia 19 de abril, quando se comemora o Dia do Índio, a Folhabv destaca uma iniciativa local para fomentar a cultura indígena por meio do ensino superior, proporcionando oportunidade e resgate da tradição.

Além do conhecimento, o curso de Pedagogia com ênfase em Educação Indígena, ofertado pela UERR (Universidade Estadual de Roraima), despertou em Dileane Nascimento, 36 anos, a vontade de retornar para a comunidade indígena Ingaarumã na região do Alto São Marcos, cerca de cinco quilômetros da sede de Pacaraima.

Foi na sede do município que ela fez o curso durante quatro anos, e agora aplica o que aprendeu na prática, como gestora da Escola Municipal Indígena Ingarumã. 

“Eu morava na sede [Pacaraima] e devido ao curso de Pedagogia passei a dar mais valor à comunidade, ao meu povo. Voltei a morar lá, a faculdade abriu esse horizonte. O curso foi um resgate que eu já tinha perdido do meu povo, eu dava mais valor à cultura não indígena, e passei a valorizar com a faculdade. Sou muito grata por isso”. 

Dileane nasceu no município de Uiramutã, na região Norte de Roraima, e hoje mora e trabalha na Comunidade Indígena Ingaarumã, onde vivem em torno 200 pessoas e chegou a ser vice-tuxaua por dois anos.

Além de aproximá-la dos estudos, o curso também despertou nela o interesse pelos estudos, tanto que ela não se contentou com a graduação e partiu para uma pós-graduação e hoje faz sua segunda graduação, dessa vez em História. 

“Me sinto realizada, porque eu já estou ajudando a minha comunidade. Devido a esse curso consegui realizar meu sonho, construí minha casa, comprei meu transporte e continuo estudando. Fico satisfeita pelo Governo ter olhado pra nós, colocado esse campus em Pacaraima. Muito grata por essas realizações que tive com essa oportunidade”, disse a pedagoga.

O curso de Pedagogia com ênfase em Educação Indígena foi criado para atender uma demanda das comunidades indígenas em torno do município de Pacaraima.

De acordo com o reitor da UERR, Regys Freitas, a instituição tem se preocupado com o desenvolvimento de ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para as comunidades indígenas atendidas pela Universidade.

“Nosso objetivo é levar educação de qualidade sempre onde a Universidade estiver localizada, gerando desenvolvimento e melhor qualidade de vida para quem vive em Roraima”, ressaltou o reitor.