Cotidiano

Em RR, comércio apresenta baixa expectativa em vendas na Páscoa

No estado, as vendas referentes ao período da Páscoa devem reduzir 2,4% neste ano

A Páscoa é considerada uma das festas mais importantes para os cristãos e também para o comércio, pois é a quinta data comemorativa mais importante do varejo brasileiro

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesse segundo ano da pandemia, as vendas no comércio brasileiro relacionadas à Páscoa devem registrar a pior queda, movimentando um menor volume desde o ano de 2008.

A previsão para Roraima é de uma arrecadação inferior à registrada em 2020, que foi de R$ 2,9 milhões. No estado, as vendas referentes ao período da Páscoa devem reduzir 2,4% neste ano, movimentado aproximadamente R$ 2,8 milhões em faturamento. 

Os fatores determinantes para a redução do consumo este ano são o aumento da cotação do dólar, a redução na importação de insumos básicos e a redução da renda média do trabalhador.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/RR, Ademir dos Santos, explica que a menor movimentação financeira ocorrerá por conta do maior comprometimento da renda familiar e porque muitas pessoas estão sem receber o auxílio emergencial. 
“Com isso, o empresário fica com receio de fazer um investimento alto e não vender todos os produtos durante o período festivo”, afirma o presidente Ademir dos Santos.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, afirma que os impactos da pandemia na renda da população e o fechamento do comércio às vésperas do feriado explicam a baixa expectativa. 

“Esse é um segmento que, historicamente, depende de um consumo presencial. Ainda há uma grande dificuldade de adaptação das vendas on-line para a compra de itens como chocolate, ovos de Páscoa e produtos de supermercado, apesar de todos os avanços já feitos pelas empresas”, esclarece Tadros.