Cotidiano

Ednaldo Vidal é eleito o 11º presidente da OAB/RR

De 1.263 advogados e advogadas aptos a votar, 85,5% compareceram às eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR), que ocorreram nessa sexta-feira, 23, na sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR). A Chapa “União, Força e Prerrogativas” – encabeçada pelo criminalista Ednaldo Vidal e tendo como vice-presidente, a advogada Clarissa Vencato – foi eleita para conduzir a Seccional no triênio 2019-2021.

Para Ednaldo Vidal, a adesão dos profissionais da advocacia surpreendeu, mas se deve ao trabalho realizado junto à categoria em uma demonstração de reconhecimento. “Foi uma surpresa o volume de votantes, é gratificante, aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso que é lutar pela defesa das prerrogativas e justiça social”, afirmou.

A Diretoria Seccional tem como secretária geral, a advogada Ellen Eurídice; secretário-geral adjunto, o advogado Cláudio Belmino; e tesoureira, a advogada Marlene Elias. No total, 74 profissionais da advocacia compõem a Chapa composta da seguinte forma: cinco membros na Diretoria da Seccional, cinco membros na Diretoria da Caixa de Assistência e mais três suplentes, 25 conselheiros seccionais titulares, 30 conselheiros seccionais suplentes, e seis conselheiros federais (três titulares e três suplentes).

Na composição de cargos de conselheiros federais, os advogados Antônio Oneildo Ferreira, Emerson Delgado e Rodolpho Moraes concorrem como titulares. E como conselheiros federais suplentes, os advogados Dalva Machado, Bernardino Dias e Stélio Dener. Para a Caixa de Assistência concorrem, os advogados Ronald Rossi, presidente; Natália Leitão, vice-presidente; Luiz Távora, primeiro secretário; Cíntia Schulze, segunda secretária; e Iana Santos, ao cargo de tesoureira.

A vice-presidente eleita, advogada Clarissa Vencato, avalia que o momento é histórico tanto pelo fato de apenas uma única chapa concorrer ao pleito como também a participação feminina ser um marco na composição de uma diretoria. “Nós agradecemos a confiança e reafirmamos nosso compromisso de bem representar a classe e exercer o nosso papel social como instituição pelos próximos três anos”, declarou.

PARTICIPAÇÃO FEMININA – Pela primeira vez na história da OAB/RR, as diretorias da Seccional e da Caixa de Assistência serão compostas por 60% de mulheres, percentual acima do estabelecido pelo artigo 131 do Regulamento Geral, que prevê o mínimo de 30% para cada gênero. Desde a sua criação, em 1930, a Ordem dos Advogados do Brasil foi presidida no país por 581 presidentes homens e apenas nove mulheres.