Cotidiano

Donos de terrenos baldios sem limpeza podem ser multados

Se o proprietário for notificado e não realizar a limpeza do terreno, em 15 dias, será sujeito a multa

Donos de terrenos baldios sem limpeza podem ser multados Donos de terrenos baldios sem limpeza podem ser multados Donos de terrenos baldios sem limpeza podem ser multados Donos de terrenos baldios sem limpeza podem ser multados

Os donos de terrenos baldios que estão em desacordo com o Código de Postura do Município estão sendo notificados para realizar a limpeza do local no prazo estabelecido. Caso não seja feito, poderá ser multado. A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal de Boa Vista.

As fiscalizações estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF). A medida tem como objetivo evitar os problemas trazidos pelo crescimento do mato neste período de chuvas. O município estima que há mais de 7 mil terrenos na capital que necessitam passar por serviços de limpeza.

Caso seja notificado, o proprietário tem 15 dias para providenciar a capina do lote e retirar qualquer material nocivo à saúde da vizinhança e da coletividade. Se a limpeza não acontecer, o sujeito pode ser multado.

A SEPF ressalta que a manutenção dos terrenos limpos, que é de responsabilidade do proprietário, evita uma série de problemas, como o acúmulo de lixo, entulho e mato. Além disso, impede a proliferação de insetos e roedores, podendo ser potenciais focos de doenças além de servir para esconderijo de bandidos.

Além da fiscalização, a prefeitura também recebe demandas encaminhadas pela população à Central 156, canal de comunicação direta com a gestão municipal, a disposição por 24 horas, incluindo feriados e finais de semana.

Proliferação de doenças

A melhor forma de evitar dengue, chikungunya e zika é manter os quintais limpos para evitar os o surgimento de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor dessas doenças.

Em terrenos baldios é comum encontrar água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.