Cotidiano

Documentos de veículos serão digitais a partir de 2019

CNH já é digital desde o primeiro semestre do ano 

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) será totalmente digital até dia 31 de dezembro, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No Distrito Federal, essa modernização já está valendo desde 27 de agosto e está servindo como um estado de teste para aperfeiçoamentos do sistema para o resto do Brasil.

Segundo o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), Titonho Beserra, uma versão beta do sistema que será utilizado para administrar o processo de digitalização foi encaminhada para o estado. Para ele, isso representa o próximo passo rumo à conversão completa de documentações de trânsito para o celular.

“A digitalização das coisas é um caminho sem volta. Você já faz compras, conversa, interage, faz transferências de banco, tudo pelo celular. As pessoas esquecem documentos e carteira, mas jamais esquecem o telefone. Afinal, querendo ou não, confiamos nele com nossas vidas”, comentou.

Titonho destacou que o sistema está em fase de preparação, com mão de obra que está sendo capacitada para realizar testes, reaver a segurança virtual, entre outras questões técnicas.

“O Contran determina que seja até o dia 31 de dezembro para que a mão de obra de cada Detran do país se adapte ao sistema, se não houver prorrogações. Isso não é uma atividade fácil, mas queremos estar prontos o mais rápido possível. Esse sistema é novo, requer recurso, testes, segurança e uma mão de obra que precisa ser capacitada”, frisou.

O diretor-presidente do Detran reforçou que Roraima precisa acompanhar o ritmo da evolução em tecnologia do resto do país, para lidar com a problemática existente no órgão por causa das filas. “Roraima foi o quinto estado do Brasil a conseguir aplicar a Carteira Nacional de Habilitação na forma digital. E como já estamos bastante interessados na adaptação da CRLV da mesma forma, queremos, quem sabe, ser o segundo estado do país com esse novo recurso”, frisou.

Adesão à CNH digital ainda é baixa no Estado

Em Roraima, 45 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) estão aptas para o convertimento digital para o celular através do QR Code, disponibilizado pelo Detran desde março. Destas, somente 1.200 aderiram.

“Hoje em dia, demora mais tempo para alguém receber um documento, através de filas, do que para processá-los. Nós estamos investindo muito em estar a par das novas tecnologias e o roraimense, que muitas vezes não se atualiza por não ver necessidade, precisa entender que esse é o futuro, e é necessário se atualizar para ele”, frisou.

Para realizar o cadastro da CNH-e, é necessário acessar o Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), onde um cadastro deverá ser feito antes de baixar o aplicativo, disponível para celulares Android e iOS. Um tutorial no portal está disponível para mais informações sobre o andamento do processo. O uso de internet só será necessário para o aplicativo no seu primeiro acesso. (P.B)