Cotidiano

Doações de sangue tiveram queda de 60% no Hemocentro

Todos os grupos sanguíneos estão com baixo estoque, com exceção para a tipagem O+

As doações de sangue no Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) tiveram queda de 60% durante este período de pandemia. No estoque, apenas a tipagem O+ está em níveis razoáveis. Todos os outros grupos sanguíneos, em especial aqueles com fator RH negativo, estão com baixo estoque.

A informação foi confirmada pela assistente social da unidade, Márcia Kelly Pinheiro, que apontou que 1.284 pessoas haviam se candidatado para fazer a triagem e, desses, 977 estão aptos a doarem sangue, no mês de janeiro. 

Já em março, quando houve o início da pandemia no Brasil, 864 se candidataram para as doações e 744 foram efetivadas. “Ainda não fechamos os dados do mês de abril, mas pode-se dizer que a redução pode ser maior”, acrescentou a assistente social.

Márcia Kelly destacou que, para evitar quedas maiores no número de doadores de sangue, o Hemoraima está trabalhando com sistema de agendamentos para evitar aglomerações, por meio do telefone (95) 2121-0883. 

“O agendamento é bom porque o doador tem prioridade de ser atendido no horário, porém, é claro que quem vem doar sem ter agendado não ficará sem doar”, declarou.

Além disso, os profissionais da unidade estão mantendo um distanciamento entre as cadeiras para evitar aproximação entre os doadores e adotando o sistema de telecaptações, sistema em que os doadores das tipagens em necessidade são convocados.