Para os próximos três anos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Roraima (Dnit-RR) terá à disposição cerca de R$ 750 milhões a serem aplicados na recuperação, reforma, ampliação e manutenção das rodovias federais. Parte do montante vem de recursos próprios, garantidos por lei orçamentária, e parte de convênios com o Estado e prefeituras. Entre as estradas beneficiadas estão os trechos norte e sul da BR-174, além da BR-401 e BR-432.
Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, na manhã de domingo, o superintendente do Dnit-RR, Pedro Christ, afirmou que até o ano de 2013 praticamente todos os serviços realizados em Roraima eram custeados por convênios com poderes municipais e estadual. “Dependíamos muito destes convênios para executar nosso trabalho. Muitas vezes, algumas obras ficam paradas porque uma das partes do convênio não cumpriu com os pagamentos”, explicou.
Ele ressaltou que, desde então, os convênios já firmados não são mais renovados. “Desde 2013 não renovamos mais convênios, porém alguns ainda estão vigentes, como é o caso das obras no sentido sul da BR-174.
Para este trecho estão disponíveis R$ 180 milhões para os próximos dois anos e R$ 170 milhões no trecho norte”, detalhou.
Atualmente, é de responsabilidade integral do Dnit a manutenção de 75% das rodovias federais em Roraima. “Há dois anos esse percentual era ainda menor. Os 25% restantes serão de nossa integral responsabilidade nos próximos anos. O objetivo é chegar aos 100%”, disse.
Quanto à garantia dos recursos para a execução de obras e manutenção das rodovias, Christ assegurou que o orçamento do Departamento é garantido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Governo Federal.
“Isso nos possibilitará maior autonomia na realização de nosso trabalho e de certa maneira mais celeridade nas obras”, afirmou.
Uma das futuras obras a ser realizada pelo departamento é a ampliação da BR-401, após a ponte dos Macuxi. Este trecho tem um contrato de conservação de R$ 4 milhões. “A rodovia será alargada em alguns trechos e provavelmente terá ruas laterais em Santa Cecília, assim como no trecho urbano do sentido norte da BR-174 e na Avenida das Guianas, onde a obra ainda está em andamento”, esclareceu.
Este ano foi iniciada a obra na BR-431, que interliga o Município do Cantá, a Centro-Leste, à Vila de Jundiá, na BR-174, e à Vila de Santa Maria do Boiaçu, ambas no município de Rorainópolis, Sul do Estado. “A rodovia está em perfeita trafegabilidade. Houve épocas em que o transporte escolar não alcançava o fim da rodovia. Ainda não temos como chegar a Santa Maria do Boaiçu, a estrada vai até o rio Jauaperi, para a sede da vila faltam cerca de 65 quilômetros”, assegurou o superintendente.
Christ afirmou ainda que a BR-432 está em pavimentação. A rodovia liga a BR-401 à BR-174 e BR-210, na altura da Vila Novo Paraíso, localidade conhecida por km 500, Município de Caracaraí, Centro-Sul do Estado. “São 115 km de Novo Paraíso até Felix Pinto. Para este empreendimento estão destinados cerca de R$ 240 milhões divididos em três lotes”, informou.