Cotidiano

Dia do Biólogo: Mais de 400 profissionais estão aptos para atuar na área

A data surgiu porque a profissão foi regulamentada em 3 de setembro de 1979

Profissionais que estudam todas as formas de vida e contribuem para o bem-estar dos seres vivos, biólogos e biólogas são fundamentais para a sociedade. Nesta sexta-feira (3), comemora-se o Dia do (a) Biólogo (a) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) é responsável pela formação de 421 profissionais da área, sendo 316 licenciados e 105 bacharéis.

Atualmente, 117 estudantes cursam a licenciatura e 124 o bacharelado em Ciências Biológicas, totalizando 241 matrículas ativas. A data surgiu porque a profissão foi regulamentada em 3 de setembro de 1979, dia em que também foi criado o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e ficou estabelecido o Dia Nacional do Biólogo.

Lucília Pacobahyba, professora do curso de Ciências Biológicas da UFRR, esclarece que o “biólogo pode contribuir na conscientização para melhorar os impactos ambientais (poluição, queimadas, desmatamento, perda da biodiversidade) na nossa região e principalmente no planeta; independentemente de ser bacharel e/ou licenciado”.

A professora destaca que a conscientização deve ser permanente. “Começa nas escolas, onde os licenciados tem um papel fundamental com as crianças e não tem término pois sempre devemos estar ensinando a população”, frisa.

“Ser bióloga é estudar a vida; é contribuir para o bem-estar dos seres vivos; estudando a vida seja ela microscópica ou macroscópica; seja ela de qualquer reino. Com um universo tão vasto nos apaixonamos por esse mundo que vai de seres tão simples aos mais complexos”, descreve Lucília.

Queimadas e desmatamento – Conforme a professora Lucília Pacobahyba, as queimadas e o desmatamento acarretam consequências diversas para o planeta, afetando todos seres vivos, causando impactos na saúde, no meio ambiente e na produção agrícola, por exemplo.

As queimadas produzem poluição atmosférica que representa um grave risco para a saúde, principalmente de crianças, pessoas idosas, gestantes e pessoas com doenças pulmonares (bronquite, sinusite e rinite) ou cardíacas preexistentes.

Com relação ao meio ambiente, além da perda da biodiversidade (plantas, animais e da microbiota), as queimadas contribuem para o aumento do efeito estufa e do aquecimento global e o desequilíbrio no ciclo da água (interferindo no clima mundial).

Entre as principais consequências do desmatamento, estão o aquecimento global, a desertificação, a perda da biodiversidade (vegetal, animal e da microbiota) e a exposição do solo à erosão.

A professora explica que os benefícios de reduzir os impactos ambientais são favoráveis à saúde, ao clima, à água, e à agricultura.

Ciências Biológicas – A Universidade Federal de Roraima (UFRR) iniciou as atividades do curso em 1991, com a modalidade de licenciatura, para atender uma demanda de professores que atuavam na educação básica, mas que ainda não tinham a formação necessária. Em 2006, foi implementado também o bacharelado.

O objetivo do Curso em Ciências Biológicas é garantir uma formação profissional sólida e ampla, baseada numa integração das diversas áreas da Biologia, com as competências, habilidades e posturas que permitam ao licenciado aqui formado plena atuação no ensino, além de pesquisa e extensão em todas as áreas da Biologia. Tem como objetivo ainda sensibilizar os alunos sobre a necessidade constante da busca de novos conhecimentos por meio de cursos de formação continuada e participação em eventos em sua futura área de atuação.