Cotidiano

Dia das Mães e saque do FGTS ‘aquecem’ comércio boa-vistense

Expectativa de comerciantes é de aumento nas vendas neste final de semana

As fortes chuvas de ontem, 11, podem até terem afugentado boa parte dos clientes na Avenida Jaime Brasil, tradicional centro comercial de Boa Vista, mas não acabou com a animação dos lojistas. Com a aproximação do final de semana do Dia das Mães, celebrado neste domingo, 14, e com o início do saque da terceira fase do FGTS inativo hoje, 12, o movimento começou a subir.

No sábado, as lojas da Jaime Brasil ficarão abertas até as 19h e, no domingo, até as 12h. O resultado esperado com tudo isso é o crescimento de 20 a 25% do faturamento em relação ao mesmo período de 2016.

São várias as vitrines exibindo descontos e parcelamentos de roupas, calçados, eletrodomésticos, celulares e utensílios para o lar. Uma loja de departamentos oferece 30% de descontos e parcela a conta em até 10 vezes sem juros na compra de cômodas, guarda-roupas e armários de cozinha. Quem comprar no cartão de crédito pagará a primeira parcela daqui a 60 dias.

O gerente de vendas, Everton Marinheiro, estava confiante. “As promoções atraem a clientela e estamos com um movimento muito bom. Esperamos superar a nossa expectativa de venda ainda no sábado. Fomos surpreendidos com um grande número de clientes vindo com antecedência, pedindo para entregarmos os produtos somente no Dia das Mães mesmo. Eles vêm à procura também de liquidificadores, micro-ondas, miudezas como relógios e celulares; e oscilam entre pagamento em dinheiro e no cartão”, contou.

Para o gerente de uma revendedora de celulares, Wellington Carvalho, as vendas subirão assim que começar o saque do FGTS e o final de semana do Dia das Mães. O expediente irá até as 19h no sábado. Por enquanto, o movimento na loja é o mesmo de 2016. “Acreditamos que as chuvas estão atrapalhando, porque o povo não sai muito em dias chuvosos. Também tem o costume do brasileiro de deixar tudo para a última hora”, lembrou.

Na loja em que Wellington trabalha, quem compra à vista ou parcela em duas vezes no cartão de crédito ganha 5% de desconto. “Temos smartphones a partir de R$ 299, além de brindes para quem comprar conosco. No início do mês, a maioria das pessoas compra no dinheiro. A partir do dia 15, elas só escolhem o crédito”, disse o gerente.

Mesmo fora de um centro comercial, a Papel Jornal, no bairro São Francisco, tem recebido cada vez mais clientes. Segundo a gerente de vendas, Selma Carneiro Cruz, os kits são a preferência dos clientes comuns e dos empresários. Custando a partir de R$ 25, os kits contêm post-its, marca-textos, canecas, latas e até mesmo garrafas de água e balanças (estes dois últimos no kit “mamãe fitness”, o mais procurado), tudo personalizado. A meta é de um crescimento de 80% nas vendas em relação ao ano passado. “São produtos diferentes e bonitos”, comentou Selma, ressaltando que as vendas no cartão dispararam.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Edson Freitas, lembrou que, no ano passado, as vendas do Dia das Mães não foram satisfatórias. “Neste ano, tem havido um aquecimento da economia e quem tem ganhado com isso é o consumidor, com a queda dos preços”, citou. (N.W)