Cotidiano

Detran-RR registra redução no número de inadimplentes em um ano

Além do atendimento na sede, foram implantados mais três unidades descentralizadas, oferecendo os mesmos serviços, com horários de atendimentos variados, para facilitar o acesso

Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) mostram uma redução no número de inadimplentes em um ano. O ano de 2019 fechou com 43% dos condutores de veículos inadimplentes e no final de 2020 este número caiu para 9%. Conforme o presidente do Detran-RR, Igo Brasil, essa redução foi por conta das ações tomadas dentro do planejamento estratégico, como exemplo, a estruturação do atendimento ao público.

“Antes, os usuários eram atendidos apenas na sede da autarquia, causando insatisfação e longas filas. Hoje, além do atendimento na sede, implantamos mais três unidades descentralizadas, oferecendo os mesmos serviços, com horários de atendimentos variados, para facilitar o acesso. Além disso, o próprio usuário pode agendar, por meio do site, o melhor horário para o atendimento”, informou.

Igo Brasil disse que a inadimplência foi reduzida sem aumento de nenhuma taxa no Detran-RR. “Fizemos a implantação de sistemas como o Sistema Integrado de Vistoria Eletrônica Veicular [Sivel]; fizemos adesão ao SNE [Sistema Nacional Eletrônico], que oferece um percentual de desconto para quem paga suas dívidas adiantadas; possibilitamos o parcelamento de débitos no cartão de credito. Tudo isso fez que reduzíssemos a inadimplência”, reforçou.

Segundo ele, com a diminuição, o órgão conseguiu recursos e orçamento para que fosse realizada a reforma da sede administrativa, aquisição de equipamentos como notebooks e outros eletrônicos, dispositivo de energia para os agentes de trânsito. “Temos uma frota maior de viaturas, contratamos uma empresa para elaborar o projeto da nova sede do Detran, e ainda no ano passado iniciamos a construção da nova sede. Tudo isso com recursos próprios, resultado desse planejamento estratégico”, disse o presidente do Detran-RR.

Planejamento

Ele destacou que a autarquia tem um livro intitulado Planejamento Estratégico, elaborado para um período de quatro anos (2019-2022), com missão, valores e metas a serem atingidas. Igo Brasil apontou que o livro serve parea orientar o trabalho enquanto gestão.

“Nele constam os objetivos estratégicos, metas, indicadores, para que pudéssemos alcançar nesse período de gestão onde queríamos que o Detran chegasse. Quando assumi o Detran, elaborei um plano de ação para os quatro anos seguintes de gestão, o que foi registrado no livro Planejamento Estratégico, que traz as ações a serem desenvolvidas. Hoje estamos com três anos e dois meses de gestão e já atingimos 85% das metas planejadas”, ressaltou Igo Brasil.